Piemonte inequecível

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Falar sobre a Itália é lembrar de campos de flores, de montanhas, belas praias, de tomate, massa e queijo. É falar de vinho, de povo que fala alto e e mexe as mãos enquanto isso. É falar de arte, de lagos belos e limpos, assim como seus rios. Divagar sobre esse país é lembrar de Roma, Milão e Veneza. Mas há uma Itália que vai na contramão dessas cidades grandes e muito procuradas pelos turistas.
 
Na região do Piemonte, no Norte da Itália, cuja capital é Torino – abastecida pelo aeroporto internacional de Caselle – cidadelas e suas igrejas seculares e cantinas quase que esquecidas no tempo valem muito a visita. De Torino, boa pedida é partir para as cidades na região de Biella, a maior da província de mesmo nome. Dona de belas praças, muitos outlets de roupas e calçados, cafés e restaurantes, Biella tem até cervejaria que merece ser conhecida, a Menabrea, fundada em 1846 (www.birramenabrea.com). Experimente a pizza de lá. Para quem quiser caminhar pelo centro da cidade, boa pedida é a charmosa Via Itala (Rua Itália), ilustrada por muitos cafés, doçarias, restaurantes, lojas de roupa e de discos de vinil. Vá sem pressa.
 
A cidade conta ainda com um teatro, o Teatro sociale Villani, que fica em frente a praça Martiri della Libertà. Aproveitar um fim de noite lá com um café quente é boa opção.
 
Biella tem estação de trem, por onde pode ser acessada. Mas o mais gostoso é cruzar as estradas diante de tantas montanhas para conhecer toda a região, que conta com pequenas cidades e vilarejos até. Uma das opções no entorno de Biella é a pequenina, bucólica e linda Occhieppo Superiore. Cercada por montanhas, cobertas por neve no inverno e inspiradoras na primavera, a pequena cidade tem algo que chama a atenção: a sinfonia dos sinos de suas igrejas. Ao meio-dia é um espetáculo. Ao caminhar por Occhieppo, não se espante se encontrar rebanhos de ovelhas.
 

De Occhieppo Superiore é possível subir o Monte Oropa, onde fica o Santuario di Oropa – ônibus de linha também chegam ao local (www.santuariodioropa.it). A igreja erguida em homenagem à Virgem Maria Negra data do século 17. A outra, maior e mais nova, teve sua primeira pedra colocada no ano de 1885. A visita é gratuita. Da entrada do santuário – são 1.200 metros de altitude –, em dias claros, ao olhar para baixo, é possível avistar ‘ mar de nuvens’. O local possui lojas de souvenirs e produtos – queijos, bolachas, pães e vinhos – feitos por produtores locais.   




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados