Para curtir a natureza

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Passear em regiões montanhosas é algo plural, serve para o calor e para o frio, ainda mais se têm rios e cachoeiras. E Visconde de Mauá, na divisa do Rio de Janeiro com São Paulo e Minas Gerais, é desses locais. Com o inverno finalmente dando as caras, o clima por lá é ideal para quem quer ar puro, sossego e boa comida.
 
Localizada a cerca de 300 quilômetros de São Paulo, a pequena e simpática vila, parte do município de Rezende (Rio), é local escondido entre vales e é opção para passeio até mesmo de fim de semana. Se a ideia é relaxar, aproveite o que a estrada oferece com seus mirantes com vista para as montanhas.
 
Encantadora e mais simples que a vizinha Penedo, Visconde de Mauá é destino para casais apaixonados sim, mas também serve para amigos e famílias que queiram passear com os filhos. Até mesmo sozinho vale a pena o passeio.
 
Entre suas atrações, logo na entrada de Visconde quem dá as boas-vindas é a igreja de São Sebastião, cuja construção já soma 104 anos. Mas o que chama mesmo a atenção na região é a natureza.
A vila de Visconde de Mauá é a porta de entrada para outras vilinhas da região, todas cercadas por cachoeiras, muitas montanhas, estradinhas de terra, diversos restaurantes e pousadas. As vilas de Maringá – tem a do lado fluminense e a do lado mineiro – e de Maromba também são locais a serem descobertos pelo visitante e estão coladinhas em Visconde.
 
Entre os locais que merecem ser vistos está a cachoeira do Escorrega, em Maromba, parte do Parque Nacional do Itatiaia. Ela conta com tobogã natural de 30 metros de altura. Suas águas clarinhas chamam a atenção. Pertinho dali tem também o Poção da Maromba. Com sol, ótima opção para se renovar. No frio, vale a pena apreciar sua vista.
 

Já o Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário soma mais de 20 quedas d´água. Imperdível. Para quem tiver mais tempo, além de um fim de semana, vale contratar agência de passeios no local e experimentar roteiro no entorno do Parque Nacional do Itatiaia. Em veículos 4x4, o visitante poderá passar por locais como Bocaina de Minas, margeando o Rio Aiuruoca. A cidade de Itamonte também está no itinerário.   




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados