Delícias saudáveis

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares

Deixar de se alimentar direito porque criou-se o mito de que comida saudável é ‘ruim’ não é desculpa. Livros de receitas como o Comida Vegana para o Dia a Dia (Editora Alaúde, 216 págs.; R$ 59,90) oferecem dezenas de opções. Confira:

Batata assada com recheio mexicano

Ingredientes: 2 batatas grandes lavadas e secas, 1 colher (chá) de azeite, 2 ou 3 dentes de alho picados, ½ cebola média picada, 525 g de feijão-preto cozido, 250 ml de caldo de legumes, 3 co­lheres (sopa) de pimenta verde em conserva em cubinhos, 1 colher (chá) de cominho, ½ colher (chá) de páprica defumada, ¼ de colher (chá) de pimenta vermelha em pó, 2 colheres (sopa) de levedura nutricional, 60 ml de suco de limão taiti, sal e pimenta-do-reino a gosto, 160 g de tomate em cubinhos, 140 g de milho em conserva.

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 200°C. Asse as batatas durante 1 hora ou até o garfo penetrar com facilidade. Aqueça o azeite na frigideira em fogo médio. Refogue o alho e a cebola. Acrescente o feijão, o caldo, a pimenta verde, o cominho, a páprica e a pimenta vermelha em pó. Tampe a panela e deixe cozinhar por 5 mi­nutos. Adicione mais ¼ de xícara (60 ml) de caldo e repita. Junte o caldo restante e amasse o feijão com um amassador de batatas. Cozinhe por 2 a 3 minutos. Junte a levedura, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino. Retire do fogo. Em uma vasilha misture os tomates, o milho, as 2 colheres restantes de suco de limão taiti e sal. Quando as batatas estiverem assadas, corte-as ao meio, mas não separe as duas metades. Transfira as batatas para um prato. Com uma colher, escave o centro sem romper a casca. Finalize com uma colherada da mistura de tomate.

Bolo de coco e cenoura

Ingredientes: 2 cenouras cruas, 1 xícara de fubá, ½ xícara de farinha de arroz, 1½ xícara de açúcar demerara, 1 colher (sopa) de fermento químico em pó, ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio, ½ colher (chá) de goma xantana (opcional), 1 xícara de coco ralado, 1½ xícara de leite vegetal, ½ xícara de óleo, ½ colher (sopa) de suco de limão siciliano, coco ralado para polvilhar. Calda: Suco de 1 laranja, 1 colher de açúcar demerara.

Modo de preparo: Rale as cenouras. Misture e peneire todos os ingredientes secos (fubá, farinha, açúcar, fermento, bicarbonato e a goma. Junte o coco e reserve. Em outro recipiente misture o leite, óleo e suco de limão. Depesje a mistura líquida nos ingredientes secos e mexa até obter uma massa homogênea. Asse em forno preaquecido a 180°C durante 35 minutos.

Calda: Leve ao fogo o suco de laranja e o açúcar e deixe ferver de 2 a 3 minutos. NOTA: Substitua o fubá e a farinha de arroz por 2 xícaras de farinha de trigo, na versão com glúten.

 

 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados