Sob o sol de Ilhéus

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

 Areias fofas e brancas que até parecem algodão-doce. O mar, azul-claro, limpo e convidativo para um bom mergulho, está sempre acompanhado do rei Sol ou de noites incríveis de luar. Parece até filme, mas na verdade é o cenário inspirador do escritor baiano Jorge Amado. Nele e com ele de fundo, foram escritas obras marcantes como Gabriela, Cravo e Canela.

Essa é Ilhéus, cidade fundada em 1534 e situada ao Sul do litoral da Bahia, na Costa do Cacau, margeada pela Mata Atlântica e a cerca de 450 quilômetros da capital Salvador. De São Paulo, pode ser alcançada em viagem de avião em cerca de duas horas e vinte e cinco minutos (R$ 790 ida e volta, sem taxas, em média).

Se há algo que não falta para Ilhéus oferecer aos seus visitantes é encanto. No Centro é possível voltar no tempo, diretamente para a época dos coronéis, do império do cacau e de tantas histórias em locais imperdíveis como a Catedral de São Sebastião, inaugurada em 1967, o cine Teatro Ilhéus, a casa do Coronel Misael Tavares, construída em 1914, e pontos imortalizados no romance de Jorge Amado, como o bar Vesúvio – em funcionamento até hoje – que, em Gabriela, Cravo e Canela, serviu de palco para o personagem Nacib se encantar pela bela moça protagonista.

Apesar do charme, beleza e importância, é fato também que falta atenção para alguns prédios históricos, que aparentam estar condenados ao descaso, assim como bairros um pouco mais afastados do ‘burburinho da cidade’, que caíram no esquecimento pelo poder público.

MAR E AREIA
Em Ilhéus oferece bela vista da Baía do Pontal, formada pelos Rios Cachoeira, Santana e Fundão, a partir do Mirante da Piedade. No total, soma 100 quilômetros de praia, algumas calmas, outras nem tanto, e muitas delas alimentadas pelas águas doces dos rios que chegam da mata.

É daquelas paisagens em que é mar de um lado e do outro coqueiros e mata. Destaque para a bela Cana Brava, que fica a cerca de 20 quilômetros da cidade. Outra que vale a visita é a Praia dos Milionários. Ponto de encontro dos locais aos fins de semana, é boa pedida para quem quer um pouco mais de agito, já que possui bares e restaurantes na orla.

 

Resort é opção de conforto e sossego
Para quem quer sossego e a mínima preocupação, se é que em Ilhéus dá para ter alguma, encarar um resort vale a pena. Piscinas, salão de jogos, academia de ginástica e uma linda praia, que dá nome ao espaço, são apenas algumas das opções oferecidas pelo Cana Brava All Inclusive Resort (www.canabravaresort.com.br).

Aos que gostam de comer bem é o paraíso na Terra. Além do farto café da manhã, o almoço e jantar contam com muitas opções e até com cozinha internacional. É claro que as receitas locais, com camarão e muito peixe, não ficam de fora. E o mais importante, tudo é feito no próprio local, desde o pão até a farinha para a tapioca.

Fora isso, um espaço com pizza, vez ou outra porção de lula e outras iguarias, está à disposição do cliente, que pode ainda comer tapiocas diversas pela manhã e acarajé no período da tarde. O bar também é aberto o tempo todo e o visitante pode se servir como quiser e do que quiser. Água de coco não falta para hidratar.

O espaço conta também com um atrativo à parte e muito especial: o Rio Jairi, que corta todo o espaço do resort. Conhecido por sua água medicinal, escura e ferruginosa, é ótimo para banho, faz bem para a pele e cabelos.

Para as crianças – e os pais –, o Cana Brava All Inclusive Resort também é prato cheio. O espaço conta com carrinho de bebê, baldinhos, pazinhas e outros brinquedinhos de areia. Monitores com agenda repleta de atividades e, uma das coisas mais importantes, o Baby Copa, onde é possível obter legumes cozidos e frutas para papinha, mamadeira e tudo mais que a criança necessitar. Há até um cinema no resort, com filmes diferentes todos os dias, incluindo sessões para adultos. O resort conta com chalés e apartamentos. As diárias para casal custam a partir de R$ 1.085 e incluem cortesia para crianças de até 12 anos no mesmo quarto.

O jornalista viajou a convite do Cana Brava All Inclusive Resort.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados