Chile está aqui do ladinho

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Quase que do ladinho do nosso quintal, o Chile é opção para vários dias de férias. Mas também é boa pedida para uma visita rápida, ainda que seja em um feriado curto, desses de quatro dias. Situado a cerca de três horas e quarenta minutos de São Paulo, de avião (passagens podem ser encontradas na baixa temporada por cerca de R$ 700, ida e volta, sem as taxas), o Chile reserva passeios para todos os gostos, sempre com visuais deslumbrantes.

Para quem deseja fazer um circuito rápido pelo país, boa pedida é começar pela capital, Santiago. Cortada pelo Rio Mapocho, a cidade tem como maior cartão-postal a vista da Cordilheira dos Andes, com picos que chegam até a 6.000 metros de altura. Vista de cair o queixo.

Para degustar Santiago, a melhor forma é caminhar. Se no fim do dia o cansaço for grande, a cidade é abastecida por metro. O passeio pode começar pela Plaza de Armas, de onde a cidade começou a se formar. De lá, é possível partir para prédios históricos como o Palácio Presidencial de La Moneda, o antigo prédio do Congresso Nacional, a Real Casa de Aduanas, o Museu Pré-Colombiano, o Tribunal de Justiça, o Palácio da Corte Real e o Museu Histórico Nacional, Catedral Metropolitana. Entre as dicas, vale a pena também ver o Museu de Belas Artes de Santiago (www.mnba.cl).

Como toda capital que se preza, Santiago oferece farta carta de restaurantes, mas imperdível mesmo é o Mercado Central (www.mercadocentral.cl), que fica perto da Plaza de Armas. Declarado Monumento Nacional em 1984, o espaço oferece ao visitante ótima experiência gastronômica, com muitos frutos do mar, já que o Chile é banhado de Norte a Sul pelo Oceano Pacífico. Não deixe de comer o salmão chileno. Outra dica é o tradicional marisco e, é claro, a empanada de carne.

Para quem quiser esticar o passeio, além de Santiago, a pedida é Valparaíso. A cerca de 100 quilômetros da capital, a cidade abriga a casa de veraneio usada pelo escritor Pablo Neruda. Hoje o local é um museu. Para quem quiser se aventurar ainda um pouco mais, Vinã del Mar está ao lado e pode ser acessada de ônibus, em apenas 20 minutos de viagem. No Chile a língua oficial é o espanhol e a moeda utilizada no país é o peso chileno. Com R$ 1 compra-se, em média, 250 pesos. Para brasileiros, não é necessário visto para entrar.

 

Valle Nevado é colírio aos olhos do visitante
Tanto faz se é verão ou inverno. Quando se trata do Valle Nevado (www.vallenevado.com) a beleza impera absoluta. A temporada de esqui vai de junho a outubro e o local é considerado uma das mais importantes do mundo, com 44 pistas, 15 teleféricos, seis restaurantes, seis bares, oito condomínios de apartamentos, spa, fitness center, piscina aquecida e escola de esqui para adultos e crianças.

Valle Nevado não fica distante de Santiago. Para quem não está de carro, é possível ir de ônibus de manhã e retornar à cidade no fim da tarde. O lugar vale até mesmo para quem não faz parte do universo do esqui, só pelo visual lá do alto. No verão é a vez de trekking, mountain bike e cavalgada tomarem conta. Com base situada a 3.000 metros de altitude, é excelente para avistar a ave típica dos Andes, o condor.

VINHO
O Chile é um dos mais importantes produtores de vinho do mundo e diversas vinícolas estão aos arredores de Santiago. Experiência atípica pode ser visita às parreiras e ver de perto como é a produção da tão cultuada bebida. Entre os locais mais tradicionais está Concha y Toro. Mais informações sobre tours nas vinícolas podem ser vistas no site www.turistik.cl.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados