Delícia de Páscoa

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares Oliveira

 Quando os integrantes da civilização Olmeca (região do México e Guatemala, atualmente) descobriram o chocolate cerca de 1.500 a.C., era uma bebida amarga e fria feita com os grãos do cacau torrados, especiarias e mel. Era considerado um produto sagrado, sendo consumido, inclusive, em cerimônias religiosas.

De lá para cá, a culinária evoluiu. De bebida amarga o chocolate passou a ser uma das guloseimas mais consumidas do mundo. O Brasil tem o terceiro maior mercado na produção da iguaria, de acordo com pesquisa de 2014 divulgada pela Abicad (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados). Além disso, o brasileiro consome, em média, 2,5 quilos de chocolate a cada ano.

A Páscoa – festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo –, comemorada neste ano no dia 27 –, é a data de maior consumo da guloseima, segundo a associação. Logo, aliar o feriado prolongado à sobremesa dos deuses é a combinação perfeita.

As agências de viagem oferecem diversos roteiros que incluem a degustação do chocolate como parte da diversão. Monte Verde (Minas Gerais), Campos do Jordão (São Paulo), Gramado (Rio Grande do Sul), Vila Velha (Espírito Santo), Nova Friburgo (Rio de Janeiro), Itu (São Paulo) e Ilhéus (Bahia) são alguns dos destinos a serem visitados pelos chocólatras de plantão.

Especialmente nesta época, Gramado chama a atenção pela decoração em clima de Páscoa e a programação especial para comemorar a data, que conta com apresentações artísticas e atividades lúdicas e educativas para crianças e adultos. Lojas e fábricas de chocolate participam das festividades.

Conhecido entre outras coisas pelas praias e pelos romances de Jorge Amado, Ilhéus também foi o maior produtor de cacau do século 20. Por essa razão, as fazendas oferecem aos turistas visitas guiadas que mostram todo o ciclo do fruto, da plantação ao processo que o transforma em chocolate. Além disso, a Chocolate Caseiro Ilhéus, primeira fábrica de chocolate da região Nordeste, também tem visitação gratuita.

A Fazenda do Chocolate, localizada em Itu, é referência no assunto. O roteiro chamado Do Cacaueiro ao Chocolate promete aguçar os paladares. A visita começa nas estufas dos cacaueiro e termina com oficina e degustação. Deu água na boca? Ainda há tempo para visitar alguns desses lugares no feriado da semana que vem.

TRADIÇÃO. Quem gosta de chocolate artesanal não pode deixar de visitar Monte Verde, em Minas Gerais. Na loja da Gressoney, que fabrica a iguaria desde 1978, além da prímula, há centenas de tipos de bombons para degustar.

CAMPOS. Além dos restaurantes que servem fondues de chocolate, a cidade, considerada a Suíça brasileira, também tem a fábrica de Chocolate Araucária, onde é possível conhecer a produção e ver um vídeo sobre a história da iguaria. A visita é gratuita e o agendamento prévio só é necessário para grupos acima de 15 pessoas.

DESFILE. Em Gramado, a comemoração é um espetáculo: uma das ações é a Parada de Páscoa, que acontece às 17h na Avenida Borges de Medeiros. O evento, que inclui outras atividades, será feito até dia 27 na Rua Coberta e na Praça Major Nicoletti, na Avenida das Hortênsias, nas lojas e fábricas de chocolate.

RETRÔ. Em Vila Velha, Espírito Santo, está a fábrica da Garoto, onde é feito o Chocotour. No passeio, que dura uma hora, conta-se a história da marca e é feita degustação. Custa R$ 10.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados