Esqui em Whistler

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Foto: Vinícius Castelli
Gôndola Blackcomb, que leva os esquiadores ao alto da montanha. Foto: Vinícius Castelli

A Highway 99, estrada que liga Vancouver a Whistler, na província de British Columbia, já faz de imediato a viagem valer a pena antes mesmo de chegar ao destino. Ao deixar Vancouver para trás, a passagem pelo parque National Stanley é belíssima. Logo, as montanhas tingidas de branco pela neve tomam conta da paisagem. Localizada a 125 quilômetros de Vancouver, Whistler tem uma das mais conhecidas estações de esqui do Canadá.

A cidade, com 10 mil moradores, recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano, dentre eles, 1% de brasileiros. "O número de brasileiros tem crescido em Whistler. No verão temos mais visitantes, mas durante o inverno as pessoas passam mais tempo aqui", afirma Kerry Duff, gerente de relações de turismo de Whistler.

Com suas ruas e telhados sempre cobertos por neve, Whistler está repleta de belos hotéis e resorts. E a mais badalada das estações de esqui oferece infraestrutura capaz de causar inveja em cidade grande.

Além dos pubs - sempre animados e com deliciosa carta de cervejas - os lounges e clubes são os responsáveis pela vida noturna agitada.

A cidade mantém vida cultural aquecida com o Festival de Cinema de Whistler, que acontece em dezembro. Isso sem contar as galerias de arte, como a Black Tusk Gallery.

Whistler oferece ao visitante qualquer atrativo. Quem imaginaria escutar o guitarrista e cantor norte-americano de blues Wes Mackey em uma cidade nas montanhas do Canadá? Lá é possível.

ESPORTES - E há muito mais. A região, que sediou os Jogos de Inverno de Vancouver no ano passado, é o paraíso dos amantes dos esportes. As montanhas Blackcomb, que durante o verão servem de trilha para mountain bike, agora, tomadas pela neve, fazem a felicidade dos apreciadores do esqui. Nas montanhas, escolas de esqui ensinam grupos de crianças, enquanto jovens e adultos se divertem e dividem o infinito branco das montanhas. Aos que preferirem, o snowboard cabe nessa festa toda. O ingresso para utilizar durante todo o dia a gôndola que leva o visitante ao alto das montanhas custa em média R$ 90. E não se preocupe com roupas para o esporte, é possível alugar todo o equipamento, inclusive com instrutor.

Além do esqui, Whistler oferece excitante experiência de trecking entre as árvores cobertas de neve. Do alto das pontes suspensas é possível avistar a uma altura de 60 metros o rio quase congelado. E o melhor de tudo, atravessar de um ponto ao outro seguro por um cabo de aço, uma distância de cerca de 600 m. Para entrar nessa aventura, o turista deverá desembolsar cerca de R$ 180. Mas vale a pena. Tem de fazer para crer.

Culinária é referência

Whistler oferece ao visitante intensa experiência gastronômica, principalmente nas especialidades canadenses. Com mais de 90 restaurantes, a cidade é considerada referência na culinária do país.

Chefs preparam com orgulho pratos que utilizam produtos frescos e orgânicos produzidos na região, como os salmões selvagens da British Columbia, crustáceos e moluscos. Isso sem contar as carnes de veado, os queijos da Ilha de Salt Spring ou o ovo beneditino. Vinhos para acompanhar as refeições não faltarão, a carta é recheada pelos produzidos na província.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados