Toronto de braços abertos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castellil

Foto: Vinícius Castelli
Vista da cidade de Toronto com a CN Tower, seu cartão-postal. Foto: Vinícius Castelli

Toronto pode ser simplesmente definida como a cidade de todo mundo, dos braços abertos, sempre pronta para receber o visitante. Caminhar pelas ruas da capital da província de Ontário pode ser uma experiência impressionante. Em apenas cinco minutos é possível escutar várias línguas ao mesmo tempo, e a cada esquina, sempre uma nova descoberta.

O local que acolheu povos de vários cantos do mundo, hoje com 5 milhões de habitantes, promove em seus bairros uma miscelânea de culturas e tradições, como Chinatown.

Toronto faz jus ao significado de seu nome: lugar de encontro e plenitude. Margeada pelo Lago Ontário, que separa o Canadá do vizinho Estados Unidos, a cidade que cabe em todos os bolsos é um dos principais cartões-postais do país. As centenas de atrações espalhadas por lá satisfazem o gosto de qualquer visitante. Toda plana e com calçadas rebaixadas, é fácil locomover-se e há metrô para todos os lados, isso sem contar os bondes.

Em seus números, mais de 3 milhões de árvores e 1.500 parques, que no inverno são ilustrados pelos vários e dóceis esquilos. Nos mais de 7.000 restaurantes espalhados por seus bairros, é possível encontrar diversas cozinhas do mundo. Aos apreciadores de cerveja, Toronto oferece um recheado cardápio nos vários pubs, que além de exemplares internacionais, sempre contam com as saborosas bebidas locais.

Assim como toda metrópole, Toronto tem seu mercado municipal. O espaço, que já foi penitenciária e sede da antiga prefeitura, hoje abriga o St. Lawrence Market. Lá, comerciantes vendem produtos importados e da província, como queijos, frutos do mar e vinhos produzidos em Ontário.

Nas ruas King Street West, Yonge Street e Victoria Street é possível se esbaldar com a oferta de peças e musicais nos teatros, pra lá de encantadores. A cidade que respira cultura tem um dos mais famosos museus do mundo, e o maior do Canadá: o Royal Ontario Museum, que abriga entre seus itens objetos dos primeiros povos do país.

Entre as visitas imperdíveis de Toronto está a Casa Loma. O castelo, construído a pedido de Sir Henry Pellat, data de 1914, e na época, custou 3,5 milhões de dólares canadenses. Além dos belíssimos jardins externos e de inverno, a Casa Loma, hoje um museu, possui 98 quartos, biblioteca, além de uma bela vista de sua torre.

Apreciar a vista da cidade e também do Lago Ontário do alto da CN Tower é programa impagável. Erguida em 1976, a torre com 553,3 m é um dos pontos mais visitados de Toronto.

Os elevadores panorâmicos sobem 342 m em apenas 50 segundos. Há a opção de pegar um outro elevador e subir até o Sky Pod.

Em Toronto os modernos arranha-céus se misturam às construções antigas, numa mescla de povos, cultura e beleza, tornando a visita imperdível.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados