No berço do chá-chá-chá

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane de Souza

Foto: Eliane de Souza
Monumento eterniza explosão de trem blindado. Foto: Eliane de Souza

A charmosa Cienfuegos (a 255 quilômetros de Havana) é uma cidade marítima com um centro histórico bem preservado e uma das baías mais lindas do Caribe. A cidade foi fundada em 1819 e recebeu o nome do governador-geral de Cuba na época, José Cienfuegos. O município foi planejado segundo uma planta geométrica típica do neoclassicismo.

Na extremidade Sul da baía de Cienfuegos fica Punta Gorda, o bairro aristocrático da cidade no início do século 20. Uma caminhada ao longo da orla permite ver muitas mansões. Várias casas de madeira em cores vivas seguem o modelo de casas pré-fabricadas norte-americanas típicas do início do século 20.

Destaque também para o cemitério municipal de La Reina, que por sua beleza foi declarado monumento nacional. Inaugurado em 1830, o cemitério neoclássico inclui uma bela estátua da Bela Adormecida.

Cienfuegos também é uma cidade com grande tradição musical e berço do chá-chá-chá. Um dos orgulhos da cidade é o cantor cubano Benny Moré, que inspirou várias gerações com sua voz dócil e única. Apelidado de El Bárbaro del Ritmo, ele foi autodidata e se apresentou com orquestras famosas, como as lideradas pelos irmãos Matamoros e Pérez Prado. Ele morreu na década de 1960 e anualmente Cienfuegos lhe presta homenagens com com as apresentação de danças e canções afro-cubanas do Festival Internacional Benny Moré.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados