Cozinha sustentável

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raquel de Medeiros

Foto: Sxc
Saiba como aproveitar melhor os alimentos e preparar pratos incríveis e saudáveis. Foto: Divulgação

O Brasil é um dos líderes mundiais em desperdício de alimentos. A afirmação é da nutricionista e coordenadora operacional da Ong Banco de Alimentos, Isabel Marçal. E é justamente por esse motivo  que a organização resolveu criar uma série de receitas simples que utilizam partes de frutas e legumes que geralmente são jogadas no lixo. O melhor disso tudo é que estas partes, como talos e cascas, contêm poucas calorias e nutrientes excelentes para o corpo.

O primeiro passo para quem quer evitar o desperdício é planejar as compras. "É necessário evitar excessos, preferindo alimentos da época, que possuem melhor qualidade, maior durabilidade e ainda preços mais acessíveis", afirma Isabel. Outra dica é conservar bem os produtos em locais limpos e em temperaturas adequadas para que não estraguem antes da hora.

No momento do preparo é preciso atenção redobrada. "Não retire as cascas grossas ou, então, utilize-as em outras receitas. Também é importante preparar apenas a quantidade necessária para as refeições da sua família", aconselha.

Uma boa sugestão para evitar o desperdício – e deixar os pratos mais saudáveis - é usar os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa em refogados, no feijão e na sopa. "Os talos do agrião, que contêm muitas vitaminas, podem ser refogados com tempero e ovos batidos. As folhas da cenoura, ricas em vitamina A, podem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou  saladas. O mesmo pode ser feito com as folhas da salsa".

Um aperitivo simples e gostoso para se fazer antes de servir uma refeição é fritar as cascas da batata em óleo quente e adicionar uma pitada de sal.

Aproveite estas receitas práticas para promover uma culinária saudável e sustentável na sua casa e, de quebra, manter a boa forma.
 

Suco de casca de jabuticaba com água de coco

(ONG Banco de Alimentos)

Rendimento: 5 porções
Tempo de Preparo: 5 minutos
Ingredientes: 20 cascas de jabuticabas; 1 litro de água de coco; açúcar a gosto.

Modo de preparo: Bata as cascas das jabuticabas já consumidas no liquidificador junto com a água de coco. Use uma peneira para coar. Sirva em seguida.


Biscoitinhos de Cascas de Laranja

(ONG Banco de Alimentos)

Rendimento: 120 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos
Ingredientes: 1 colher (sopa) de cascas de laranja em pedacinhos; 2 colheres (chá) de fermento em pó; ½ colher (chá) de sal; 4 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de açúcar; 200 gramas de margarina; 1 ovo.

Modo de preparo: Bater bem a margarina com o açúcar. Juntar o ovo e as cascas de laranja. Bater. Acrescentar os outros ingredientes. Achatar a massa com um rolo de macarrão e modelar os biscoitinhos com um copo. Assar em forno moderado (200ºC) até dourar levemente (25 minutos).
 

Mandioca com talos gratinados

(ONG Banco de Alimentos)

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos

Ingredientes: Massa: 1 kg de mandioca cozida; 2 colheres (sopa) de margarina; ½ litro de leite; Recheio: talos e folhas de espinafre, beterraba, couve flor e nabo; 2 colheres (sopa) de óleo; alho, cebola picadinha e sal a gosto.

Modo de preparo: Bata a mandioca no liquidificador até formar um purê. Leve ao fogo junto com a margarina até ferver, com o sal. Reserve. Faça um refogado com alho, cebola e talos. Coloque em um refratário metade do purê de mandioca, depois o refogado de folhas e por último a outra metade do purê. Leve ao forno (180 ºC) para gratinar por 10 minutos.


Empadinhas de cascas
(www.sescsp.org.br)

Rendimento: 30 porções
Tempo de Preparo: 1h30 minutos
Ingredientes: Massa:  1 kg de farinha de trigo; 2 xícaras de chá de refrigerante sabor guaraná; 350 g de margarina;  1 colher de sobremesa de sal. Recheio: 1 xícara de chá de casca de melancia; 1 xícara de chá de casca de cenoura; 1 tablete de caldo de galinha; 1 colher de sopa de cebola; 1 dente de alho; 1 colher de sopa de óleo; 1 colher de sopa de salsa;  ½ xícara de chá de leite;  2 colheres de sopa de margarina; 1 ovo.

Modo de preparo: Misturar a farinha de trigo com o refrigerante sabor guaraná, a margarina e o sal. Sovar bem e reservar. Para o recheio numa panela aquecer o óleo, dourar a cebola, o alho e acrescente as cascas de cenoura e melancia. Juntar o caldo de galinha, o leite e a margarina e deixar ferver. Por último acrescentar a salsa. Arrumar a massa nas forminhas de empadinha e rechear. Abrir um pedaço da massa, cobrir a empadinha e modelar as laterais. Pincelar e levar para assar em forno médio (200ºC) até dourar (30 minutos).

 
Bolo de laranja com casca
(Ong Banco de Alimentos)

Rendimento: uma unidade
Tempo de Preparo: 60 minutos
Ingredientes: Massa: 1 laranja-pêra, cortada em 4 pedaços, com casca e sem semente; 4 ovos inteiros; 1 xícara (chá) de óleo; 1 ½ xícara (chá) de açúcar branco; ½ xícara (chá) de açúcar mascavo; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó. Cobertura: suco de 2 laranjas-pêra; 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro.

Modo de Preparo: leve ao liquidificador a laranja; os ovos e o óleo e bata por cerca de 2 minutos. Derrame essa massa num outro recipiente e adicione farinha e os açúcares.

Bata a mistura com a batedeira até obter uma massa homogênea. Acrescente o fermento e mexa até mistura-lo bem com a massa. Coloque a massa do bolo numa forma untadae polvilhada com farinha de trigo.

Leve ao forno médio, previamente aquecido, por aproximadamente 25 minutos, ou até que, perfurando com um palito, este saia sequinho.

Num recipiente, misture bem o suco de laranja com o açúcar de confeiteiro. Assim que o bolo já estiver morno, derrame o suco de laranja sobre ele, espalhando por igual. Espere uns 15 minutos e sirva em seguida.
 

Geléia de cascas de maçã e pêssego

(Ong Banco de Alimentos)

Rendimento: uma por&cced



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados