Quando um é tímido

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Laura Müller

Foto: Divulgação
"Será que o tímido consegue dar e sentir prazer?" questiona Laura Müller. Foto: Divulgação

Na cama, quanto menos tímido, melhor, certo? Ou será que uma dose de timidez até que cai bem? Como é que é isso entre os casais? E como fica a questão do desejo sexual e dos prazeres quando a vergonha atrapalha um pouco as coisas? Dá para virar esse jogo?

Essas questões são complicadas. Ainda mais quando a gente começa a achar que ser acanhado é ruim. Será que é mesmo? E se for o jeito da pessoa, com o qual ela convive a vida inteira? E se é a maneira como encontrou de se comunicar com o mundo ao redor?

E daí que o homem, ou a mulher, tem certa timidez? Não vejo isso com maus olhos. Assim como não tem nada de mais em quem fica super à vontade na cama, sem o menor constrangimento. Cada pessoa tem uma personalidade. E é dessa forma que vai para a cama. Isso deve ser respeitado, compreendido. Não criticado.

Claro que quem é envergonhado e fica incomodado demais pode procurar maneiras de se soltar. Mas não adianta se cobrar. Não é saudável nem prazeroso. Melhor é encontrar a sua maneira de lidar com o sexo, o desejo, as fantasias, as carícias, os prazeres, as conquistas e tudo o mais que os relacionamentos envolvem. E se essa maneira tem doses de timidez, que seja assim!

É assustador como nos dias de hoje a gente precisa se adaptar a um modelo a todo custo. A lista de regras é infindável: você tem que ser assim e assado, precisa fazer sexo desse ou daquele jeito,  precisa vestir isso ou aquilo, tem de fazer essa e aquela posições, tem que gostar desse e daquele tipo de transas etc.  A lista dos ‘tem que’ está grande demais e não para de crescer. Que maluco! No fundo, ninguém tem que ser o que não é.

Está passando da hora de começarmos a respeitar as individualidades. E podemos ampliar essa ideia para qualquer setor da vida. Essa pluralidade de maneiras de ser na vida é que torna nosso mundo mais interessante.

E a cama, em si, como é que fica? Será que o tímido consegue dar e sentir prazer? Claro que sim! É só fazer as coisas no seu ritmo, à sua maneira, da forma que for prazerosa e confortável para si mesmo.

Para dar e receber prazer, a gente precisa estar se sentindo, antes de tudo, bem confortável na cama. E um passo para isso é não se cobrar demais aquele desempenho dos sonhos. Nem querer ser o que não é. Ir com calma, fazendo o que for possível e que estiver gostoso, pode ser a melhor dica de hoje.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados