Escolha ser feliz

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raquel de Medeiros

Foto: Divulgação
Livro traz reflexões sobre como se livrar de relações fadadas ao fracasso e atrair felicidade. Foto: Divulgação

Experimente estar numa roda de amigas para observar que um dos principais assuntos ­ se não for o mais relevante ­ é falar sobre os relacionamentos. As mulheres Parecem sempre estar em busca de um parceiro para dividir a vida. A caminhada à procura do príncipe encantado, no entanto, não é tão simples assim. Que alma feminina nunca se deparou escolhendo sempre o mesmo perfil de parceiros, com características desagradáveis, como num ciclo vicioso? E quem é que nunca teve dúvida se deveria terminar um relacionamento mesmo ele sendo fadado ao fracasso por medo de não encontrar novo companheiro? depois de sentir as experiências na própriapele é que a a escritora Madeleine Lowe decidiu lançar o livro Pare de beijar Sapos! (editora Universo dos Livros, 160 páginas, R$ 19,90).

"Como fui alguém que se sentia extremamente confiante com relação ao trabalho e às amizades e, ainda assim, acabei com expectativas tão baixas com relação ao amor? Por que mulheres tão inteligentes, bonitas e sensíveis Parecem ir atrás de sapos tão asquerosos?",questiona a autora. A dúvida não é exclusiva da escritora, mas algo que passa na cabeça de muitas.

Para o psicólogo Tiago de Almeida, especialista no tratamento das dificuldades do relacionamento amoroso, isso acontece porquemuitas acreditam que a felicidade esteja associada a outro ser humano. "E, nesse caso, ao parceiro amoroso, que as levam a permanecer em relações com claros sinais de fracasso", explica.

O livro traz passagens bem humoradas sobre, por exemplo, tipos de homens pelos quais não devemos nos apaixonar, como identificar moçoilos com boas características de personalidade e também em como criar coragem para mandar um relacionamento não satisfatório para o espaço. "Estar em uma relação, independente de quão ruim ela seja, é realmente melhor do que ficar sozinha? Não acredite nisso", afirma a autora.


PACIÊNCIA TEM LIMITE

Muitas mulheres acreditam que o parceiro vá melhorar um dia ou têm tanto medo de ficarem sozinhas que se permitem vivenciar situações absurdas de violência psicológica e até física. Lembram somente dos momentos bons, esquecendo dos carinhos não recebidos, de cada palavra que a maltratou, de cada de gesto de amor sublimado. "Sofrem muitas vezes caladas por acharem que o amor que sentem pelos seus parceiros podem regenerá-lo, e assim, acostumam-se a sofrer com a solidão acompanhadasde alguém muitas vezesausente fisicamente e omisso emocionalmente", explica o psicólogo.


SUPERAÇÃO

Se você decidiu dar um basta, o primeiro passo depois do fim de um relacionamento é viver o luto e colocar os pensamentos no lugar. "É importante lembrar também que você terminou uma relação e não a vida", afirma Tiago.

Depois é hora de experimentar o novo. "Mudar o visual, estabelecer novas metas, sair de casa, arrumar uma nova turma. Enfim, um bom futuro espera, dependendo da nova atitude. depois, é só dar uma chance a si mesmo. Existem muitas pessoas boas e interessantes por aí, basta se permitir conhecê-las."




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados