São Caetano sob diversos olhares

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

As palavras ‘olhar’ e ‘ver’ significam a mesma coisa, certo? Errado. Embora ambas façam parte do mesmo sentido – a visão –, cada qual guarda suas diferenças: a primeira prima pela reflexão e, a segunda, apenas avista. E é exatamente isso que a exposição São Caetano de Dentro: Uma Cidade Vivida e Imaginada, promovida pela Fundação Pró-Memória de São Caetano, quer passar. Quem quiser conferir ela está no Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes.

Idealizada pelo jornalista Nelson Albuquerque, que é o curador, a mostra une fotografia e literatura. “Com as fotos é possível ver as várias cidades que têm dentro de uma cidade. A gente pode passar pela mesma esquina todos os dias, mas cada um tem uma sensação diferente. Não é só retratar São Caetano, mas também o que ela inspira”, explica.

Ao todo, são 27 trabalhos expostos, 23 deles de moradores de São Caetano: Antonio Reginaldo Canhoni, Bruna Marassato, Caio Martins, Camila Teruyu, Carlos Chirotto, Carmem Sanches, Cristina Toledo de Carvalho, Érica Furlan Martins, Eunice Vetorazzi, Fátima Viotto, Filomena Novi, Guilherme Renso, João Pedro Alcântara, Keily Prates Cavicchiolli, Maitê Andorra, Maria De Lourdes Franceschini, Marko Panayotis, Nelson Albuquerque Jr., Neusa Schilaro Scaléa, Nilton Jorge, Paula Parmigiani Antunes, Roberto Antunes e Rodrigo Vellasques Feitoza.

Cada foto é acompanhada de uma poesia, de crônicas, de conto etc. “Em uma das imagens escolhidas está o lugar onde foi um cinema e hoje é um supermercado, no bairro Barcelona. O autor, Roberto Antunes, que foi morador da cidade e hoje está em Santo André, faz um resgate à memória da época, e ficou muito interessante”, destaca Nelson. Houve também duas pessoas que escolheram o mesmo lugar para registrar: a Estação de São Caetano. Uma delas fez uma literatura de cordel que trata sobre o tempo e, a outra, falou sobre o amor.

A exposição conta também com um jogo de palavras – colocadas em ímãs –, que permitirão aos visitantes criar, assim como os expositores, a sua própria impressão sobre a cidade.

No dia 13 de fevereiro (sábado), a partir das 10h, haverá um bate-papo no espaço da exposição sobre fotoliteratura. O evento será aberto ao público.

São Caetano de Dentro – Espaço Verde Chico Mendes (Av. Fernando Simonsen, 566, Bairro São José). A exposição vai até dia 4 de abril e está aberta de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 16h. A entrada é gratuita. Mais informações no telefone 4223-4780.
 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados