Diversão em família

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

 Quando nasce um bebê a maior preocupação dos pais é protegê-lo. Das intempéries, de doenças, de tudo. Mas saiba que, quanto antes ele for apresentado ao mundo, maiores serão os benefícios ao pequeno. E isso inclui viagens, sim. Além de conhecer novos lugares, a união da família, aprendizados e memórias serão levados para sempre.

A família Nalu – a andreense Fabiana Nigol, Everaldo Pato e Isabelle – que nos diga. Eles, que fazem o programa do Multishow Nalu Pelo Mundo, viajam com Belinha, hoje com 8 anos, desde que ela nasceu. “Foi a Isabelle que se adaptou à nossa rotina de viagens. Esse foi um ponto que conversamos bastante antes de planejar a vinda dela. A rotina seria difícil, parar de viajar também, então tentamos adaptar ela em nossa vida de viajantes”, conta Fabiana. O segredo, segundo ela, foi fazer as viagens desde cedo. “Ela cresceu assim, sem um quartinho próprio, sem muito silêncio, provando comidas diferentes, sem rotina, como nós.” É claro que, com criança, acrescenta Fabiana, a viagem fica mais trabalhosa. “Sempre tenho a preocupação de como ela vai se portar no voo, se vai gostar e aproveitar o destino escolhido, quais medicamentos levar etc. Eu diria que exige um pouco mais de planejamento.”

Mas as vantagens compensam. “É tão gratificante ver o seu filho desfrutando os momentos, se interessando por coisas que nunca viu, aprendendo e vendo que existe um outro mundo, outras pessoas, que vivem diferentes da gente, que falam outra língua, agem e são diferentes fisicamente do nosso povo brasileiro”, ressalta. Experiência para a pequena é o que não falta: ela já passou por 36 países e os preferidos são Havaí, onde nasceu e onde estão neste momento, além de Bali e África do Sul.

E na bagagem a garota carrega não apenas viagens, mas lições de vida. Além de falar fluentemente inglês e espanhol, a menina não vê diferenças entre sexo, raça, cor, religião e recebe informações diariamente. “ Ela tem o mundo como escola e sou muito grata em poder presentear ela com tudo isso.” E não pense que, por não ter endereço fixo, ela deixa de estudar. Quando fica mais tempo em um ‘endereço’, vai na escola física e, quando não – ficou durante sete meses a bordo de um barco –, faz homeschooling (ensino a distância).

Fabiana recomenda que os pais planejem bem o lugar escolhido, de forma que a criança também possa se divertir. “Na viagem, seja de carro, avião ou barco, leve alguns alimentos que esteja acostumada, mas sempre incentive-a a provar coisas novas. E não se preocupe. Às vezes, ficamos nervosas sem necessidade. Elas se adaptam muito mais fácil do que nós, adultos.” É claro que nem todo mundo tem a oportunidade de viajar como esta família, mas começar desde cedo a se aventurar juntos é uma experiência para toda vida.

Coleção ajuda os pais a entreterem os pequenos em alguns destinos
Escolher o destino não é uma tarefa difícil para quem gosta de viajar. Mas o que fazer em cada lugar? Onde visitar? O que as crianças gostarão de conhecer? Essas e outras perguntas poderão ser facilmente respondidas pelos guias da Coleção Crianças a Bordo, da editora Pulp (R$ 45, em média).

A jornalista Thais Caramico escreveu o Londres e Paris com Crianças. Nele, ela mostra que as duas capitais recebem bem os pequenos e se conectam por um moderno sistema de trem, o Eurostar, que facilita a locomoção.

Agora, se a ideia for visitar a Argentina, o guia Buenos Aires com Crianças – Aventurinhas na Terra do Dulce de Leche, de Fernanda Paraguassu, é a indicação. Lá você verá a lista de praças, parques, lojas, restaurantes, museus (o de Ciencias Naturales, por exemplo), livrarias e galerias que são ideais para diversão em família.

Outro destino recomendado na coleção é Nova York. No guia de Fernanda Ávila, ela fala dos musicais da Broadway, do Natal em solo norte-americano, expressões em inglês que geralmente são usadas pelas mães, entre outras coisas.

E, para finalizar, um guia para o ‘quintal de casa’: São Paulo com as Crianças, de Mariana Della Barba. Embora essa seja uma das maiores metrópoles do mundo, há quem ainda não a explorou com os pequenos. Vale a pena conferir.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados