Churras profissional

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Ratti <br> Especial para o Diário

Picanha, linguiça, maminha, alcatra, sal e churrasqueira. Se você acha que estes elementos são suficientes para um bom churrasco, pode estar enganado. Na verdade, cada churrasqueiro desenvolve a sua técnica e tem seu tempero. É isto o que o novo reality show do SBT, BBQ Brasil – Churrasco na Brasa, que estreia dia 13, às 21h, quer mostrar.

O programa também promete acabar com a ideia de que só a região Sul faz bons churrascos. Nele, participantes de vários Estados vão mostrar, durante 14 semanas, que mandam muito bem ao preparar uma carne suculenta. E como já está se repetindo em várias edições de programas gastronômicos (vide Arthur Sauer e Filipe Santos) o Grande ABC novamente terá representantes na atração. Aline Marinho e Bruno Wolf, de Santo André, são os escolhidos (saiba mais sobre eles abaixo).

E se não é fácil cozinhar para a família e amigos – geralmente um gosta de carne bem passada e outro só come ao ponto –, imagina então para dois jurados ‘feras’ no assunto. O primeiro é o chef Carlos Bertolazzi, que também comanda o Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão há três temporadas e faz o estilo ‘carrasco’. Em seguida, estreando na TV, está o renomado açougueiro Rogério deBetti.

A apresentação fica por conta da jornalista Ticiana Villas Boas. Para ela, o diferencial do BBQ em relação aos outros realitys que envolvem comidas é a paixão nacional por um bom churrasco. “Todo mundo tem contato, conhece quem faz e, no programa, tem muita novidade. Cortes, acompanhamentos. Tudo para deixar o churrasco mais gostoso”, contou durante encontro com a imprensa ontem. O que mais chamou atenção do chef Carlos Bertolazzi, por sua vez, foi o formato da atração. “Dá para tentar repetir o que aprendeu no seu churrasco com a família. Vai acabar virando um tutorial”, comentou.

CARDÁPIO
Como o programa tem abrangência nacional, o jurado Rogério deBetti diz que serão preparados alguns tipos de carnes exóticas. “Vamos ter carnes de caça, peixe e jacaré, que são bem difíceis de fazer. Além dos diferentes acompanhamentos, tudo só na churrasqueira”, completa. Para o melhor churrasqueiro amador, o BBQ Brasil oferece uma tonelada de carne (duas marcas), além de um ano de compras em um hipermercado, sendo R$ 2.000 mensais ou R$ 24 mil em um ano.

COISA NOSSA
Dentre os 14 participantes selecionados para a primeira edição do programa na América Latina (a produção original é inglesa e chama BBQ – Champ), estão dois da região. Um deles é a veterinária Aline Marinho, 29 anos, de Santo André. Casada há mais de dez anos com Van Pinheiro, mulher com quem tem um filho, ela usa o churrasco como desculpa para reunir sua enorme família.

Para Aline, fazer churrasco é cozinhar sem precisar lavar a louça. E como boa churrasqueira, não abre mão da carne, mas também gosta de criar sabores. O espeto de brócolis com queijo é um deles. Assim como muitos participantes, o sonho da veterinária é viver exclusivamente da cozinha.

Bruno Wolf, 32, também morador de Santo André, é solteiro e atualmente está desempregado. Mora com os pais e tem interesse em culinária desde criança. Diz que todo gordinho fica perto da churrasqueira esperando comida, foi assim que se interessou. Gosta de misturar lenha ao carvão para dar um toque de defumação à carne. Não usa sal grosso para temperar a carne, prefere utilizar ervas e especiarias. Acredita que fazer churrasco é um ato de integração social, de socialização.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados