Selfies do século passado

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Venessa Ratti <br> Especial para o Diário

 No fim do século 19 e começo do 20, tirar fotos era acontecimento que exigia preparo. Famílias se vestiam adequadamente, contratavam um profissional, tinha hora e data marcadas para as poses. Isso porque era um serviço caro e o retrato era guardado por gerações. É muito comum na casa de avós e bisavós se deparar com uma relíquia dessas como decoração e são exatamente estes tesouros que integram a exposição Retratos Antigos de Família, em cartaz no Museu Municipal de São Caetano até 30 de março.

De 5.000 fotos doadas por famílias da região, 70 estão expostas. Faz parte do acervo imagens de imigrantes italianos que fundaram a cidade, noivos, figuras importantes da época, escolas, setores religiosos, guarda civil e olarias. Algumas foram retocadas e ampliadas ao longo dos anos, por isso ganharam aspecto de pintura. A foto mais antiga é de 28 de julho de 1877 e retrata os fundadores da cidade, imigrantes italianos que vieram da província de Treviso. Por isso, a data ficou marcada como aniversário da cidade de São Caetano.

Segundo o supervisor do Museu Municipal, Francisco Bastos, o objetivo da exposição é trazer informações por meio das fotos. “Esses retratos mostram como eram os costumes e as pessoas aqui de São Caetano. Por ser uma cidade pequena, muitos vêm no museu e relembram lugares, famílias e pessoas”, explica.

Entre as principais personalidades expostas está Vicente Rodrigues Vieira, de 1918. Se tratava de um curandeiro famoso na cidade. Segundo a história, muitas pessoas do Grande ABC iam para São Caetano só para receber a cura e a bênção de Vicente.

A são-caetanense Elza Voros, 67 anos, já visitou a exposição com as amigas e se encantou com o que viu. Ela se lembrou da sua infância ao ver uma imagem do Colégio Rocha Pombo. “Quando vi a foto da escola me veio um misto de sensações, na época era muito bonita. Quase estudei lá”, completa.

Retratos Antigos de Família –Exposição. No Museu Municipal de Sã Caetano – Rua Maximiliano Lorenzini, 122. Fundação, São Caetano. Tel.: 4229-1988. Até dia 30 de março, de segunda a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 9h às 13h. Grátis.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados