Arte nossa no Oscar 2016

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Tudo elaborado com todo o cuidado, respeito e carinho. Para cada passo, articulação, expressão, um som. Grata surpresa para o Brasil e mais ainda para o Grande ABC, a produção nacional O Menino e o Mundo, indicada como melhor animação ao Oscar 2016 e com produção assinada por Alê Abreu, tem dedos e de gente de Santo André.
 
Músico, compositor, educador e inventor de instrumentos musicais – já catalogou cerca de 160 invenções –, o andreense Fernando Sardo, junto do Gem (Grupo Experimental de Música), que conta com Bira Azevedo, Flávio Cruz, Fábio Marques, Luciano Sallum e Rodrigo Olivério, foram responsáveis pela sonoridade do longa concorrente. “Os instrumentos musicais é que fazem a linguagem do filme”, conta Sardo ao Diário.
 
Com toda sua parafernalha, ele e o Gem produziram o clima sonoro para cada segundo da obra. Se o personagem fosse subir uma escada, os músicos tinham de criar som para o momento. Se outra cena tivesse um trem chegando, tinham de bolar o momento sonoro para ela também, e assim foi. “O Alê dizia o que precisava e fazíamos”, explica ele, que cita outros artistas que participaram das sonoridades do filme, como o percussionista Naná Vasconcelos e o grupo Barbatuques. A trilha é do rapper Emicida. A gravação dos sons é de Gustavo Kurlat, que já fez parte do corpo docente da ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André).
 
O diretor do longa conheceu a trupe de Santo André em São Paulo, no Sesc Vila Mariana, em apresentação junto de Naná Vasconcelos. “Ele foi lá e assistiu ao show, em seguida nos convidou para fazer parte da trilha do filme”, explica.
 
Sardo conta que já sabia que O Menino e o Mundo estava recebendo diversas premiações – são 45 em 23 países. As pessoas começaram a parabenizá-lo pela indicação e ele só pode comemorar. “Eu torço bastante pelo filme. O grande mérito desta indicação é do diretor. O Alê acertou como tema, pesquisa”, reflete o artista, que teve liberdade para criar.
 
“Quando vi o filme pela primeira vez me dei conta de estar de frente com algo grandioso. Estou muito feliz de ter participado dele”, encerra Sardo, que adianta que vai comemorar daqui, e muito, se o filme levar a estatueta. A festa de entrega do Oscar será dia 26 de fevereiro em Los Angeles.
 

Para quem não viu ao filme há nova chance. Após sua exibição em 2014, a obra volta às telonas e toma conta, a partir de quinta-feira, do Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo. Agora é fazer como Sardo, cruzar os dedos e torcer para festejar. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados