De roer as unha

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares Oliveira

Muita tensão e agonia são os sentimentos provocados em quem vê O Regresso, de Alejandro González Iñárritu (vencedor do Oscar 2015 de melhor diretor por Birdman). A narrativa discorre em ambiente totalmente hostil. A paleta cinza que dá cor à trama, o desenrolar quase mudo do enredo e o enquadramento detalhado das cenas levam o telespectador a assistir ao filme de forma introspectiva. Não se ouve nem um suspiro sequer durante a exibição. Apesar disso, para quebrar o clima em certos momentos, mas de forma bem sutil, algumas frases de personagens recebem um ligeiro sorriso no canto da boca.
 
O Diário assistiu ao filme em exibição exclusiva para jornalistas. Os ansiosos para tirarem suas próprias conclusões a respeito de O Regresso, no entanto, terão de esperar. A estreia nos cinemas brasileiros é apenas no dia 4 de fevereiro.
 
Não à toa que a atuação de Leonardo Di Caprio como Hugh Glass, protagonista da história, lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor ator e a indicação ao Oscar 2016. Transmitir toda a emoção que o personagem carrega com poucas falas exigiu do artista entrega total e profunda, dando a chance de reforçar mais uma vez que ele não é apenas mais um rosto bonito. Seu desempenho lhe dá grandes chances de ser coroado como melhor ator também na maior premiação da sétima arte.
 
Adaptado do romance homônimo de Michael Punke, é inspirado em eventos reais e conta a história de caçador de peles que lidera grande missão no Rio Missouri, Estados Unidos. Atacado por um urso, Glass é abandonado por seus companheiros à beira da morte, mas se recupera e parte em busca de John Fitzgerald (Tom Hardy, que concorre à estatueta de melhor ator coadjuvante), homem que assassinou seu único filho a sangue frio.
O drama é marcado por grandes batalhas, cenários deslumbrantes e totalmente selvagens. O ataque do urso é uma das cenas mais impactantes do filme. O desejo de vingança do protagonista se confunde diversas vezes com a luta solitária de sobrevivência.
 
O longa caminha para se confirmar como o grande filme do ano. Após faturar três Globos de Ouro (melhor diretor, melhor ator e melhor filme dramático), recebeu 12 indicações para o Oscar, incluindo as principais categorias. A festa de premiação acontece no dia 28 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados