Presença de Anitta

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares

Instigante, inovadora, ousada. Com pitadas de sensualidade, provoca reações diversas que vão de um extremo ao outro – muitos a amam, outros a odeiam. Aclamada pela crítica, vivenciou dias de glória ao mesmo tempo em que gerou polêmica. Tudo isso se refere à história de Presença de Anita, do escritor brasileiro Mário Donato. A trama, lançada em 1948, serviu de inspiração para a minissérie de Manuel Carlos transmitida pela Rede Globo em 2001, que leva o mesmo nome e fez tanto sucesso quanto a narrativa literária. Mas pode muito bem fazer referência a outra personagem atual do cenário musical brasileiro: Anitta. Desde que alcançou o sucesso, a carioca provoca reações muito semelhantes à protagonista do romance. Ela, inclusive, já citou que se inspirou na minissérie para criar seu nome artístico. Cantora, dançarina, compositora, atriz e, em breve, apresentadora, a artista é dona de múltiplas facetas, que variam de menina inocente e brincalhona a mulher decidida e provocante. Aos 22, Larissa de Macedo Machado consegue ser várias ao mesmo tempo, sempre mantendo sua essência. E este, talvez, seja seu tiro mais certeiro.

A prova é que mesmo exalando tanto sex appeal, a cantora conquistou fatia generosa do público infantil, que a idolatra, canta suas músicas, frequenta seus shows e reproduz suas coreografias, inclusive no Show das Poderosinhas, versão da turnê para as crianças. O conteúdo sexy que é apresentado por Anitta, porém, não é motivo de grande preocupação. Segundo ela, os pequenos sempre admiraram seu trabalho da forma como é. “A maldade está nos olhos de quem vê. Criança é inocente para entender sexualidade. Tocar nesse assunto é como falar sobre a Bolsa de Valores, ela vai achar que se trata da bolsa da mãe. Elas gostam da minha música, das minhas coreografias, da repetição das palavras. Então continuo fazendo tudo como sempre fiz e elas curtem espontaneamente.” Tendo sensualidade como seu sobrenome, a carioca faz isso da forma mais natural possível. O prêmio de mulher mais sexy do mundo pela revista VIP, conquistado em 2015, faz jus à vencedora, que define o adjetivo como estado de espírito. “Está ligado à beleza. É uma qualidade e eu me considero sexy por estar no palco, dançar e cantar músicas mais quentes”, reforça Anitta, que recebe críticas, não importa o que faça. Tudo o que diz respeito a sua vida e carreira, vira notícia, desde as roupas que usa até a cor do cabelo. A verdade é que a artista atrai olhares e público por onde passa. E quem acha que a popstar se importa, está redondamente enganado. De personalidade forte, a cantora afirma que o motivo da sua vida gerar tanta repercussão é justamente o fato de ela ser ela mesmo, verdadeira e transparente em qualquer circunstância. “Lido bem com tudo isso. Se não lidasse bem, esconderia as coisas”, declara.

E, assim, quase até que despretensiosamente, Anitta está realmente focada em uma só coisa, uma grande coisa: realizar o sonho de infância, que é cantar. A artista começou ainda criança, aos 8, no coral da Igreja Santa Luzia, em Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, onde nasceu em 30 de março de 1993. Desde então, transformou este desejo no plano A da sua vida. Contudo, precavida, não deixou de traçar um plano B, caso as coisas não saíssem conforme o planejado e, ainda adolescente, se formou em um curso técnico de Administração de Empresas. Após muito batalhar, aos 18, conheceu o sucesso quando lançou o hit Show das Poderosas. Com arranjo pop e batidas de funk, a canção chegou ao topo das paradas, permaneceu semanas como uma das músicas mais vendidas do iTunes, foi uma das mais executadas em 2013 e levou a artista, que já era conhecida no Rio de Janeiro, aos quatro cantos do País. E ela não parou por aí.

Tamanho sucesso atravessou fronteiras e seu primeiro álbum, lançado em julho de 2013 e que leva seu nome, também foi comercializado em Portugal e na Espanha. De cara, o trabalho rendeu certificado de álbum triplo de ouro e duplo de platina pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos e bateu a marca de 170 mil cópias vendidas. Também foi eleita pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) como a revelação da música, além de ser a cantora que mais se manteve no topo do iTunes, sendo consagrada pelo mesmo como a artista do ano. Apesar da pouca idade e tamanha repercussão em tão pouco tempo, o sucesso não lhe subiu à cabeça. Ciente de sua origem humilde, Anitta explica que sua família, que sempre esteve ao seu lado apoiando a carreira, é a grande responsável por estar onde está. “Eles me fazem manter o pé no chão e não esquecer de onde eu vim. São o motivo de tudo e os grandes responsáveis pelo meu sucesso”.

NO TOPO DO MUNDO

Se tem algo de que Anitta não pode se queixar é sobre 2015, que marcou uma nova fase da sua vida. Há pouco mais de um ano responsável pela gestão de sua carreira, mudança que trata como questão de necessidade, a popstar colheu muitos frutos e foi parar no topo do mundo, literalmente. “Passei a lidar com uma grande responsabilidade, mas foi muito bom. Em um ano, o saldo final foi extremamente positivo”. O álbum Bang – terceiro de estúdio – lançado em outubro, deixa claras a evolução da garota como artista e sua maturidade na tomada de decisões. Com 14 faixas inéditas, a maioria de sua autoria, e cinco participações especiais – Cone Crew Diretoria, Nego do Borel, Vitin do Onze:20, Dubeat e Jhama – é bem eclético, mas mira com precisão no pop e acerta o alvo, mostrando que a estrela segue em plena ascensão. As músicas passeiam por diversos ritmos, provando que Anitta, que começou fazendo sucesso com funk, não teme novos desafios.

O videoclipe da música, que dá nome ao álbum, rendeu à popstar a façanha de bater o próprio recorde. A criação de Giovanni Bianco – diretor de arte parceiro de ninguém menos que Madonna – teve 1 mi­lhão de visualizações no YouTube em apenas seis horas após seu lançamento. E os frutos colhidos no ano que passou não param por ai. Ela faturou os prêmios de melhor artista internacional, melhor artista brasileira e melhor artista pop da América Latina – título inédito para o Brasil – no MTV EMA (Europe Music Award), premiação europeia que celebra



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados