/Papo de Cozinha

Nutricionista dá receitas com a casca do abacaxi

quarta-feira, 24 de novembro de 2010 Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Da Redação

Foto: Divulgação
O abacaxi pertencente à família das bromélias, o abacaxi é fonte de vitaminas A, B1 e C, além de ser rico em minerais como cálcio, fósforo e ferro. Foto: Divulgação

Rica fonte de cálcio, o abacaxi pode render boas receitinhas para fazer em casa. E o melhor: até com a casca! “A fruta é uma ótima aliada contra a osteoporose e ainda contém baixa caloria”, conta a nutricionista Luciana Cruz, que ministrou aula ‘Aproveitamento Integral do Abacaxi’, como parte da oficina Alimento da Vez, programada pelo SESC São Caetano.

Pertencente à família das bromélias, o abacaxi é fonte de vitaminas A, B1 e C, além de ser rico em minerais como cálcio, fósforo e ferro.

In natura, enlatado, congelado, em calda, cristalizado, em forma de passa e picles e ainda utilizado na confecção de doces, sorvetes, cremes, balas e bolos. Não faltam alternativas de delícias para se preparar com a fruta. E mais: ainda pode ser consumida na forma de sucos, xarope, licor e vinho.

NA COZINHA

Antes de preparar uma receita com a casca da fruta, é importante fazer higienização correta. Nesse caso, o desinfetante mais utilizado é o cloro, ou hipoclorito (cloro em água). A nutricionista explica que o primeiro passo é lavar a fruta em água corrente com o auxílio de uma escovinha para cozinha. Em seguida, basta deixar de molho em água com hipoclorito, ou água sanitária para uso geral, respeitando a seguinte proporção: 1 colher de sopa rasa de água sanitária em 1 litro de água, ou 2 colheres de sopa rasa de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Basta esperar por 20 minutos e enxaguar em água potável.

CONGELAR

Para congelar frutas é importante utilizar as de melhor qualidade, ou seja, maduras, frescas e sem manchas. Elas podem ser congeladas ao natural, com açúcar ou com calda de açúcar. Independentemente do método, não esqueça de limpá-las bem. As frutas congeladas não são indicadas para serem consumidas ao natural, mas são ótimas para doces em calda, geléias, purês e sucos. Normalmente, as pequenas são congeladas inteiras e as grandes em fatias. Bom apetite!

Suco de casca de abacaxi com couve
Ingredientes:
Casca de 1 abacaxi
1 litro de água
3 colheres sopa de açúcar
½ folha de couve-manteiga crua com o talo
Hortelã ou limão (opcional)

Preparo:
Lavar o abacaxi em água corrente com o auxílio de uma escovinha para cozinha. Deixar de molho por 15 minutos em água com hipoclorito, ou água sanitária para uso geral, respeitando a seguinte proporção: diluir 10 ml (1 colher de sopa rasa) de água sanitária para uso geral em 1 Litro de água, ou 20 ml (2 colheres de sopa rasa) de hipoclorito de sódio em 1 Litro de água. Esperar 15 – 20 minutos e enxaguar em água potável.

Com um ralador, retirar as partes mais pontudas da casca do abacaxi.

Cozinhar o abacaxi em água fervente por 10 minutos. Bater a casca com os outros ingredientes no liquidificador, coar e servir com gelo. Pode acrescentar o suco de 1 limão ou algumas folhinhas de hortelã. Reservar a poupa que ficou na peneira para fazer a farofa.

Valor calórico por porção: 26 calorias
Rendimento: 5 porções
 

Farofa de casca de abacaxi com talos
Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga   
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 xícara de talos ou verduras picadas
1 xícara de cenoura ralada
Sal e pimenta

Casca de 1 abacaxi batido no liquidificador
½ kg de farinha de mandioca

Preparo:
Refogar a cebola, o alho, acrescentar as verduras e os talos. Colocar o abacaxi, temperar e acrescentar a farinha aos poucos, mexendo sempre até ficar bem solta.

Valor calórico por porção: 160 calorias
Rendimento: 50 porções
 

Beijinho de abacaxi

Ingredientes:
casca de 1 abacaxi
3 colheres de sopa de coco ralado fresco
1 colher de sobremesa de manteiga
1 lata de leite condensado

Preparo:
Após higienizar o abacaxi, cozinhar a casca por 10 minutos em água fervente. Bater a casca com o mínimo de água (2 colheres de sopa) no liquidificador, por aproximadamente 2 minutos. Levar ao fogo médio a manteiga, o leite condensado, o coco ralado e o abacaxi. Mexer sempre até desgrudar do fundo da panela. Aproximadamente 10 min. Colocar em um prato fundo, esperar esfriar, enrolar as bolinhas e passar no açúcar cristal ou no coco ralado.
Valor calórico por porção: 86,27 calorias
Rendimento: 20 porções


Comentários

Rozane
28/11/2013
adorei!!!!
Karoline Fernandes
09/05/2012
Fiz o beijinho de casca de abacaxi e ficou uma delícia. Tá super aprovado!

Nome:

E-mail:

Comentário:

Código segurança:

Voltar
Publicidade

Diário do Grande ABC. Copyright © 1991-2014. Todos os direitos reservados