Duas décadas de 'Toy Story'

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Parece que foi ontem que o mundo conheceu o cowboy de pano Woody, Sr. Cabeça de Batata e o patrulheiro espacial Buzz Lightyear. Marco da animação, o longa Toy Story tem o que comemorar. O primeiro filme da saga, Um Mundo De Aventuras, apaga as velas pelo seu 20º aniversário (foi lançado em 22 de dezembro de 1995). E para celebrar, o Pixar Brasil Blog resolveu montar a exposição virtual 20º aniversário de Toy Story, que pode ser conferida no site www.pixarbrasilblog.blogspot.com.br.
 
A mostra apresenta 26 trabalhos feitos por artistas do Brasil, Espanha e Estados Unidos. Entre eles está o ilustrador do Diário Fernandes, que enriquece a ideia com desenho de Woody e Buzz Lightyear.
 
“Fui ao cinema quando estreou esse filme. Meus filhos eram pequenos”, lembra-se o ilustrador, que diz que achou muito inteligente a história e os bonecos que ganham vida. “Não me lembro de outro filme com essa qualidade antes. Esse filme abriu as portas para diversos outros”, afirma.
 
Fernandes revela que, como inspiração, buscou referências em personagens e artistas de sua infância, como o cowboy Lucky Luke, criado em 1946. “Quando me pediram para fazer minha versão, eu pensei que o Woody parece muito o Lucky Lucke, e me lembra o Clint Eastwood (ator), daí veio minha inspiração. Para o Buzz, me inspirei no ator de cinema John Wayne. São meus ídolos. Fiz rapidamente, numa manhã. Adorei.”
 
O curador da exposição é Luis Saguar, editor do blog e designer gráfico. Ele conta que a ideia da mostra surgiu em agosto, quando estava na Califórnia, Estados Unidos, para participar da convenção da Disney, a D23 EXPO 2015 e lá ouviu profissionais que participaram do filme. “Eu estava ali, escutando aquelas pessoas contarem com suas próprias palavras e recordarem juntas como aquilo tudo aconteceu 20 anos antes.”
 

Saguar diz que a escolha dos ilustradores foi natural, já que muitos amigos são artistas gráficos e ilustradores. “Alguns participantes indicaram outras pessoas, que já viraram amigos. Formou-se uma espécie de ‘corrente do bem’”. A mostra ainda dá espaço para que crianças mostrem o que Toy Story representa para elas, com as obras de Carlus Augustus Gaio (5 anos) e Cassius Gaio (14 anos), afilhados do curador. Sobre uma exposição não virtual? Quem sabe para o aniversário de 25 anos. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados