Quando cultura e comida andam juntas

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

 Se da chapa saltam sanduíches deliciosos feitos com muito carinho, das caixas de som e das antigas televisões o que saem são sons de artistas como Elvis Presley e Chuck Berry, entre tantos outros que fizeram a cabeça de toda uma geração nos anos 1950 e 1960. É o andreense Aero Lanches Hambúrguers (Rua Suíça, 617. Tel.: 2896-3991), que completa 25 anos com sandubas e muita cultura.

O local é capitaneado pelo chapeiro Fernando Dias Alves, ao lado de sua mulher, Liliane Cruz. Ele é o criador do cardápio e de toda a ideia do local, que funciona no mesmo espaço onde, em 1965, era a Panificadora Real do Progresso, de seu avô. Depois, em 1980, virou mercearia. E foi nos anos 1980 que ele começou a preparar lanches artesanais em uma pequena frigideira em um fogão portátil de duas bocas. Até que, em 1990, comprou o comércio e está lá desde então.

A ideia de ter um espaço assim veio quando Fernando assistiu a um filme de George Lucas chamado American Graffiti (no Brasil saiu como Loucuras de Verão). O longa conta de jovens que se reuniam em uma lanchonete para comer hambúrguers, tomar milk shakes e ouvir música. “Eu pensei: ‘É isto o que quero fazer um dia’”, conta o proprietário.

Nas paredes do local, diversas referências à cultura mundial podem ser apreciadas, como quadros dos Beatles, Elvis Presley e Marilyn Monroe. LPs também ilustram o lugar. Nas mesas, telefones antigos dão charme. Até uma Vespa e a carroceria de um automóvel Aero Willys – que serve como espaço para as crianças comerem – fazem parte da ‘viagem no tempo’. “Tentamos passar para as crianças uma visão de um mundo em que as coisas eram feitas com mais amor, desde um simples pente e espelho, passando por rádio e TVs e até o símbolo máximo dos anos douradas dos automóveis”, conta ele.

Para melecar a boca, as mãos e satisfazer o estômago, a pedida é o sanduíche Mustang (R$ 25,70), carro-chefe da casa. Sim, boa parte dos lanches leva nome de automóveis, outra paixão de Fernando. “É servido com duas carnes de hambúrguer, bacon, cebola frita em molho shoyo, alho frito crocante, queijo prato, catupiry, maionese, molho barbecue, alface e tomate”, revela Fernando, que faz questão de frisar: “Em hipótese alguma copio lanche de outras lanchonetes. Nossos sanduíches são exclusivos, criados por mim.” Outra pedida é o gigante Itamaraty (R$ 106,30), que pesa cerca de quatro quilos. “Se a pessoa comer ele inteiro e sem ajuda em 30 minutos, não paga a conta do lanche e da mesa toda”, garante o criador.

Um dos planos para 2016 é a ampliação do espaço, para aumentar o atendimento, mas não só isso. “Para podermos expor nosso acervo de antiguidades que incluem bicicletas, rádios, máquinas de música (jukebox) entre outros”, encerra Fernando.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados