Blumenau de braços abertos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

Basta uma volta por Blumenau para se sentir em uma cidade europeia, inclusive com as estações do ano bem definidas. Quando é frio é de bater o queixo e quando é calor, o suor corre solto. As construções em estilo enxaimel, especialmente na Vila Itoupava, e o clima tranquilo é combinação charmosa, daquela que todo estressado durante o ano busca nas férias.

Localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no Sul do Brasil, a cidade conta com mais de 335 mil habitantes, que fazem questão de dizer o quanto sua terra é ‘fantástica’. Tirando os exageros normais, Blumenau (www.blumenau.sc.gov.br) tem sido mesmo boa opção de roteiro há algum tempo. E não apenas durante a famosa festa cervejeira Oktoberfest (realizada em outubro).

O turista que escolhe se aventurar por lá vai dar de cara com atrações para todas as idades, com foco na família. Vale a pena um city tour para visitar a prefeitura, a ponte Aldo Pereira de Andrade, a Avenida Beira-Rio e a Vila Germânica. Ande a pé pela Rua 15 de Novembro, que concentra diversidade de comércio. Isso sem contar com as áreas de preservação e parques. Deu aquela fome durante o passeio? Passe na Churrascaria Ataliba (www.churrascariataliba.com.br), umas das mais tradicionais da região.

Um passeio bacana também é visitar o Museu Hering. A marca de roupas conta aos visitantes a história de sua criação, tem ateliê para customizar camisetas e, claro, um outlet com vendas de roupas por quilo. Fica aberto todos os dias.


Cristal e cerveja: os tesouros dos blumenauenses

Duas coisas que os moradores de Blumenau sentem orgulho de fazer muito bem é a cerveja e também o cristal. E os dois produtos entram nas rotas dos passeios de turismo. Reserve algumas horinhas para visitar a Cristal Blumenau (www.cristalblumenau.com.br). Além de poder comprar as peças, é possível ver de perto a confecção dos produtos. É incrível a sincronia que os funcionários desenvolvem para criar diversos tipos de peças. A visita é gratuita.

Já os apreciadores de cerveja têm várias opções de cervejarias para conhecer na cidade. A maioria tem a opção de degustação. Também é bem interessante dar um pulo no Museu da Cerveja, que apresenta coleções de peças que pertenceram à extinta Cervejaria Feldmann e à Cervejaria Brahma, além de contar um pouco da história da Oktoberfest. Abre todos os dias com entrada gratuita.

Blumenau também se prepara para receber mais uma Sommerfest, a Oktoberfest de verão. Será entre os dias 7 e 29 de janeiro (quintas e sextas) na Vila Germânica. Já o Festival Brasileiro da Cerveja está marcado para março, quando deve ser lançada a rota Vale da Cerveja, que inclui Blumenau. Imperdível.

A jornalista viajou a convite da CVC.
 

GUIA

COMO IR - Os voos chegam diariamente ao aeroporto de Navegantes, a 54 quilômetros de distância. Há opções também de ir de ônibus até a rodoviária da cidade.

ONDE FICAR - Hotel Plaza Blumenau (www.plazahoteis.com.br) é um dos mais tradicionais da região e fica bem localizado, pertinho da Rua 15 de Novembro.O café do estilo colonial é um de seus pontos fortes.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados