Dançar para contar a história

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Porvir, no dicionário, corresponde àquilo que ainda está para acontecer. Embora seja algo subjetivo e incerto, a vontade é que sempre venha o melhor, o progresso e, claro, o sucesso. E com a Cia de Danças de Diadema, que completa duas décadas de atividades, não é diferente. Por isso, o espetáculo, que terá sua pré-estreia amanhã, às 20h, no Centro Cultural Diadema (Teatro Clara Nunes), não poderia ter outro nome: Por+Vir. “Que venham muitas coisas a mais para Cia”, clama a diretora do grupo já há 12 anos, Ana Bottosso.

O espetáculo reúne nove coreógrafos que participaram dessa trajetória e cada um colabora a partir de sua ótica sobre a dança contemporânea. “Eles (coreógrafos que já saíram) passaram pelo menos duas semanas com a gente para essa nova criação comemorativa”, explica Ana. Trata-se, portanto, de uma festa em forma de movimento, em que cada criador continua o trabalho que o outro começou, numa montagem coletiva. Não há tema linear, mas uma linha de ações envolvendo a trajetória artística pessoal de cada criador e suas facetas.

E a parte que coube a Ana faz a ligação entre as demais. Além de ajudar a compor o espetáculo, esta foi a forma que ela viu de homenagear a bailarina Ivonice Satie (1951-2008), que fundou o grupo de dança e de quem Ana foi assistente por muito tempo. “Foi a forma que achamos de trazê-la ao palco”, diz a diretora. A estreia de Por+Vir será em 30 e 31 de janeiro no Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579), em São Paulo.

HISTÓRIA
Com mais de 20 montagens no currículo, os bailarinos da Cia já mostraram sua arte no Peru, México e França. Eles também desempenham o papel sociocultural como orientadores no projeto Oficinas – Difusão e Acesso à Dança. Nele, há o Bailando na Cidade, em que crianças, adolescentes e bailarinos profissionais desenvolvem uma interação por meio de ações em dança e movimento.

Bailando em Família reúne crianças e seus familiares em uma aproximação física, sensorial e afetiva, envolvendo atividades lúdicas e exercícios de expressão corporal e, por fim, o Cirandança, evento realizado durante três dias com apresentações no Teatro Clara Nunes, em que os alunos mostram o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano.

Por + Vir – Dança. Pré-estreia amanhã, às 20h. No Centro Cultural Diadema – Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300). Tel.:4056-3366. Duração 70 minutos. Gratuito.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados