Pinacoteca recebe exposição de Betto Damasceno

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares Oliveira<br>Do Diário do Grande ABC

Os apreciadores de arte têm a oportunidade de conhecer uma obra diferenciada em São Bernardo. É que a Pinacoteca recebe, pela primeira vez, a exposição da série Desenhos, do artista plástico Betto Damasceno.

Para compor os 16 trabalhos da mostra, sombrios e muitos deles representando pessoas e paisagens, o artista usou de carvão em diversas bases – papel canson, craft, cartolina e páginas de jornal. A ideia de usar a matéria-prima, explica, surgiu quando viu o trabalho realizado por outras pessoas. Só que, ao testar o material, constatou que era melhor do que esperava, porque proporciona variações de sombras e efeitos. “Com o carvão tenho total liberdade de expressão e movimentos. Mergulho em uma ponta da folha e volto à superfície na outra ponta. Quando olho, vejo um novo ser surgir de um monte de rabiscos e manchas e isso provoca um imenso sorriso de satisfação.”

Profissional da área comercial, Damasceno sempre foi um apreciador de arte e frequentava exposições e vernissages. Se tornou artista plástico após sofrer um grave acidente há 13 anos, que deixou sequelas e o fez se aposentar por invalidez. “Queria ter um quadro de arte em casa e resolvi eu mesmo pintar. Depois do primeiro não parei mais”, lembra.

Sem formação artística, Damasceno é autodidata, livre de influências e cria suas obras utilizando materiais diversos. “Tudo vem da minha própria inspiração”, ressalta.

Nascido e criado em São Bernardo, o artista já teve outras obras expostas na Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi, na Pinacoteca, como a série Olhar. Além disso, algumas de suas criações foram doadas à instituição, que visa difundir o acervo municipal de publicações relacionadas às artes visuais e divulgar os artistas da cidade.

Serviço – Exposição segue até dia 16 de janeiro. Pinacoteca de São Bernardo (Rua Kara, 105), Bairro Jardim do Mar. O horário de funcionamento é das 10h às 18 h e, nas quintas-feiras, até 21h. Entrada gratuita.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados