Francês Edmond Fortier ganha mostra e livro em São Paulo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

No início do século passado, diversos cartões-postais puderam ser vistos em várias partes do mundo. Eles mostraram às pessoas o que era o Oeste da África, em países hoje conhecidos como Senegal, Guiné e Costa do Marfim, entre outros. E o artistas por de trás das lentes, responsável por clicar essas fotografias, foi o francês Edmond Fortier (1862-1928).
 
 
Parte desse material pode ser vista de perto na exposição Edmond Fortier – Viagem a Timbuktu, que toma conta do Instituto Tomie Ohtake (Rua dos Coropés, 88. Tel.: 2245-1900), em São Paulo, até dia 24 de janeiro. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 11h às 20h e a entrada é gratuita.
 
A pesquisa feita pela historiadora brasileira Daniela Moreau, que originou a mostra, resultou também em livro de mesmo nome (Editora Literart, 470 páginas, R$ 235, em média), e que acaba de ganhar as prateleiras.
 

O legado do francês soma mais de 3.500 fotografias dessa região. Em São Paulo, a mostra promove recorte de 200 delas, clicadas em 1906 em viagem por cerca de 5.000 quilômetros. Entre os locais registrados está a cidade de Timbuktu, aos pés do Saara e considerada naquele período misteriosa. Pessoas comuns, paisagens, a cultura do povo e a colonização em alguns locais podem ser observados. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados