Evento se consolida na agenda dos geeks brasileiros

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares<br>Do Diário do Grande ABC

Um espécie de sonho geek tomou forma no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5. Tel.: 5067-1717), na Capital. Entre hoje e domingo, o local será tomado por geeks de todas as idades que estarão atrás de novidades e atrações sobre cinema, quadrinhos, televisão, internet e games que fazem parte da Comic Con Experience. O maior evento pop da América Latina agora aparece com muita mais força, deixando de ser uma promessa que empolgou o público e a imprensa no ano passado para se consolidar como forte agenda no calendário dos fãs de todo o Brasil.

Em sua segunda edição, a feira espera bater a marca de 120 mil visitantes em seus quatro dias (no ano passado, cerca de 97 mil pessoas participaram). O orçamento está três vezes maior e há o dobro de expositores, com opções para amantes de seriados, jogos e colecionáveis. Como não poderia ser diferente, a ideia é ampliar a experiência em relação a convenções do gênero que ocorrem pelo mundo, principalmente a Comic Con, maior de todas com edições anuais na cidade de San Diego, nos Estados Unidos. "Muito do que está acontecendo vem sendo montado pelos fãs. Estamos com uma comic con diferente de todo o mundo. A grande ambição é fomentar o mercado da cultura pop no Brasil. Isso (a feira) é um DNA do geek brasileiro", diz Pierre Mantovani, CEO do evento.

Talvez o principal diferencial quanto a festa de 2014 seja a remodelação. Muito do que é visto no Exterior acaba sendo praticamente igual ao longo dos anos. No Brasil, os estandes foram reformulados e ampliados de acordo com as possibilidades de cada parceiro, casos da Netflix, da Sony Pictures e da editora Companhia das Letras. "Nós estamos acostumados a visitar as feiras do mundo inteiro e é sempre a mesma coisa. Temos uma CCXP 2.0, uma verdadeira evolução. As novidades realmente aparecem", comenta Marcelo Forlani. do site Omelete, responsável pela organização. Seu companheiro de trabalho, Érico Borgo, ainda brincou que "somos os geeks no País do Carnaval. Tudo se destrói e nasce outra vez".

Este ano, a principal atração da Comic Con Experience é o escritor e desenhista Frank Miller. O norte-americano é considerado uma verdadeira lenda dos quadrinhos depois dos sucessos de criações como ''Sin City'', ''300'' e a icônica saga ''Batman - O Cavaleiro das Trevas''. Aos 58 anos, ele estará no auditório principal para o ''Tributo a Frank Miller'', marcado para amanhã, a partir das 16h30. Todos os painéis tem lotação limitada e o público será acomodado por ordem de chegada.

Os atores Steve Cardenas (''Power Rangers - O Filme''), Krysten Ritter (da série ''Jessica Jones''), Adam Sandler (do inédito longa-metragem ''The Ridiculous 6''), Misha Collins (do seriado ''Supernatural'') e os diretores Anthony e Joe Russo (comandantes do aguardado ''Capitão América: Guerra Civil'') estão entre os outros convidados internacionais. "Sabemos o quanto é difícil eles virem para o Brasil. Aqui é preciso se comprometer muito mais. A Evangeline Lilly (atriz do seriado ''Lost'' e do filme ''Homem-Formiga'') mora no meio do Havaí e todo o planejamento é complicado. Mas o encontro com os fãs é que nos motiva", afirma Érico Borgo.

A Comic Con Experience 2015 tem ingressos disponíveis somente para amanhã, sendo que as ''credenciais'' (com valores entre R$ 120 e R$ 240) estarão à venda na bilheteria do local. Mais informações estão no site.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados