Top dos intercâmbios

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Rodrigo Mozelli

 Todos os que querem fazer intercâmbio costumam procurar destinos atraentes em beleza e em costumes. E isso a Austrália oferece de sobra. De acordo com relatório divulgado em julho deste ano pelo Departamento de Imigração e Proteção de Fronteira do país aponta que o número de alunos vindos do Brasil aumentou 4,4% em relação ao ano passado. Foram 13.034 em 2015. Empresa especialista em experiência para estudantes, a Global Study, listou os principais motivos que os levam a optar pelo país.

A beleza paradisíaca australiana, mundialmente conhecida pelo surfe, é um dos principais itens. Outro ponto importante e que agrada especialmente os brasileiros é o clima, já que o calendário de lá acompanha o nosso. Além disso, o ensino australiano é considerado rico em opções metodólogicas em suas escolas de inglês, assim como as muitas opções de cursos técnicos oferecidos. Os famosos Vet (Educação e Treinamento Vocacionais) tem respeitado padrão de ensino.

A permissão de trabalho para estudantes intercambistas é algo essencial na lista. “Para ter a permissão, o brasileiro precisa estar matriculado em curso de, pelo menos, no 14 semanas”, conta a diretora de marketing da marca, Ana Luisa D’ Arcadia de Siqueira. A qualidade de vida e a segurança das pequenas cidades, incluindo as metrópoles australianos, também impressionam. Mesmo para turistas, andar na rua, usar transporte público de qualidade e ter opção de lazer ao ar livre é possível.

Por fim, o povo australiano tem fama de ser bastante acolhedor, receptivo e educado. “Eles são muito amigáveis com estrangeiros, tanto que o país conta com mais de 200 nacionalidades presentes”, finaliza a profissional.

EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL
Vitor Pedrozo, 29 anos, acabou de voltar da Austrália. O auditor fez quatro meses de intercâmbio por lá e afirma que a experiência foi melhor do que imaginava antes de partir. “É um país maravilhoso, incrível. Possui desde lindas praias a montanhas maravilhosas”, diz.
Vitor destaca ainda a receptividade calorosa de seus moradores. “Os australianos fazem questão de receber bem, não chegam com preconceito contra estrangeiros. O país, aliás, é uma mistura de pessoas de diferentes lugares do mundo. Me senti à vontade lá.”

O auditor – que ficou em Sydney, mas chegou a conhecer também as Blue Mountains e a Hyams, praia de areia mais branca do mundo – conta que a Austrália o surpreendeu pela organização e limpeza. “Tudo funciona. O transporte funciona. A qualidade de vida de quem mora lá é muito elevada. Não senti medo em momento algum nem quando precisava andar na rua de madrugada”, diz Vitor, que ficou encantado pelos animais. “Cangurus e coalas são muito interessantes. Gostaria, sem dúvidas, de ter ficado mais tempo na Austrália.”




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados