O octagenário e incomparável Woody Allen

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

 Por trás dos óculos de armação grossa e preta está um homem tímido, esquisito e simplesmente genial. Woody Allen – que completa 80 anos hoje – movimenta o cinema, emociona e, principalmente, faz rir há dezenas de anos. Conhecido por ‘emendar’ um roteiro no outro, os fãs podem continuar esperando por novas tramas. Aliás, está para sair, em 2016, mais um longa-metragem, ainda sem nome e com Kristen Stewart, Bruce Willis e Jesse Eisenber no elenco. Allen também está envolvido em uma série para a Amazon, da qual diz ter se arrependido profundamente em ter aceitado fazer.

Enquanto os novos projetos não estão disponíveis, vale a pena conhecer um pouco dos filmes que o ator, diretor e roteirista criou. A partir de hoje, às 20h, o Sesc Campo Limpo, em São Paulo, vai exibir seleção de alguns títulos importantes de sua carreira na Mostra Woody Allen 80. Woody Allen – Um Documentário, dirigido por Robert B. Weide, abre o evento. Depois serão exibidos Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (dia 8) – recentemente eleito pelo Sindicato dos Roteiristas de Hollywood o filme mais engraçado do cinema –, A Rosa Púrpura do Cairo (15), Ponto Final: Match Point (22) e Meia-Noite em Paris (29). As sessões são sempre às terças-feiras, às 20h.

“Foi um verdadeiro desafio escolher os filmes da mostra, mas cheguei a uma lista final, apesar do meu favorito, Manhattan, não ter entrado. Meu objetivo com a exposição é traçar um panorama mais amplo da carreira de Allen, com longas da década de 1970 e também com os mais atuais”, explica o curador Jan Balanco. Segundo ele, a ideia é desmistificar Allen como um autor intelectual que só faz filme para intelectuais. “Suas tramas, que vão desde as comédias até os dramas mais maduros, podem alcançar todo tipo de público e de várias gerações. Além disso, é incrível como aos 80 anos o artista está tão ativo até hoje.”

Sobre as lições que aprendeu em seus 80 anos, Allen disse acreditar ter se tornado mais tolerante com as pessoas e que quando se gosta do que se faz, as ideias fluem naturalmente. Que venham então novas obras escritas na velha máquina de escrever Olympia que o diretor usa desde os 16 anos e que foi comprada por US$ 40. Tem coisa que nunca muda.

Mostra Woody Allen 80 - Maratona cinema. Sec Campo Limpo – Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, São Paulo. Tel,: 5510-2700. Sessões às terças-feiras, às 20h. Até dia 29. Entrada gratuita.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados