Vídeo com haitianos de Santo André será exibido

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

Chegar a outro país com língua e costumes diferentes e batalhar para conquistar o respeito da nova comunidade. A tarefa é desafio dos haitianos que se mudam para o Brasil. Muitos também desembarcaram na região e suas histórias estão sendo contadas por aqui. A Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André teve a ideia de realizar projeto com eles. Vivências: Haitianos teve início em maio e é integração entre alunos e grupo de 11 haitianos da CHB (Comunidade Haitiana Brasil).

Entre os resultados está a websérie Superação. A trama é sobre a história de casal de haitianos recém-chegado ao Brasil que passa por crises. O filme será apresentado amanhã, às 19h, no Cineclube. Após a exibição haverá bate-papo com os protagonistas Pierre Montalais e Gerisma Joanne Kindnujm.

Por enquanto foram gravados quatro de seis capítulos, que podem ser conferidos no elcv.art.br. “Tem a questão do ganho pedagógico, troca de culturas e o mais importante: registro de memória. Brinco que daqui a 100 anos os descendentes dos haitianos terão acesso à sua história”, explica o coordenador William Hinestrosa.

Superação – Websérie e bate-papo. Exibição do filme amanhã, às 19h. No Cineclube, Auditório Heleny Guariba – Praça 4º Centenário, Santo André. Grátis.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados