Minhocão lá do alto

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Daniel Tossato

 Alguns acreditam que ele tira a beleza da cidade, outros que é imprescindível para o trânsito de São Paulo. Todos concordam que o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, é ótima alternativa para o lazer quando fica aberto para os pedestres durante o fim de semana e feriados nacionais.

Hoje em dia, durante os domingos e feriados, é normal perceber a felicidade de quem caminha no gasto asfalto do Minhocão. Seja para praticar atividade física, seja para participar de alguma caminhada fotográfica. Apesar do cinza, que circunda toda extensão do elevado, as fotografias podem revelar um Minhocão feliz e colorido, longe daquela imagem de indesejado intruso, que corta a cidade como uma cicatriz. O grupo de teatro Esparrama, inclusive, se apresenta em uma das inúmeras janelas que acompanham todo trajeto do elevado há dois anos. Suas apresentações são disputadas e estão sempre cheias. De gente e de felicidade.

Recentemente a prefeitura da cidade de São Paulo abriu discussão com moradores vizinhos ao Elevado Costa e Silva para que eles possam entrar em sintonia sobre o que poderá ser feito com o viário. Há projetos que sugerem a demolição do Minhocão, encerrando a história da via de uma vez por todas, porém há aqueles que esperam que se transforme em um parque linear, o tornando menos hostil para a paisagem urbana.

A iniciativa de abrir o elevado durante os domingos surgiu em 1989, apenas 18 anos depois que foi inaugurado. Primeiramente a administração paulistana tinha como objetivo a diminuição de acidentes de trânsito e a redução do barulho que incomodava os moradores da região. O fato é que a possibilidade se transitar a pé pelo Minhocão, aos domingos e feriados, caiu no gosto, não só dos paulistanos, mas de todos que são favoráveis à existência de uma cidade mais acolhedora e – por que não – humana?




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados