Arte de contar histórias

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

 Contos de fadas, passagens históricas, lendas urbanas, folclore, filmes, livros. Durante toda a vida os ouvidos estão acostumados a ouvir e as bocas a contar histórias. Simples visita a uma exposição de arte pode render várias, a começar pela versão do artista e a terminar pela visão do visitante. O projeto Eu Vi Uma História – com curadoria de Marcela Tiboni e Valquíria Prates – segue mais ou menos essa linha. A mostra está na Pinacoteca de São Caetano até 30 de janeiro. No fim de semana, foram programadas atividades especiais como oficina e bate-papo com as curadoras.

 

“As pessoas são estimuladas a ver e também a contar suas histórias. A ideia é que estabeleçam conexão com a arte, coisa que nunca deveria ter se perdido. Que reflitam que a história que o artista está contando poderia muito bem ser a que ele mesmo seria capaz de contar. Que aprendam a fazer a mesma coisa com outras exposições”, explica Tiboni.

A tal história é revelada por meio de seleção de pinturas, gravuras, esculturas e ‘geringonças’ feitas por artistas populares, como Carmézia Emiliano, J. Borges e Mestre Molina. O artista Magela Albuquerque, que estará sexta e sábado no Sesc São Caetano, por exemplo, cria suas telas com tudo o que recolhe do lixo. A vivência com ele propõe aprendizado ecológico. O público também é convidado a colocar a mão na massa, escrever cartões- postais e até criar sua própria obra.

“Nossa maior preocupação com a mostra é que os visitantes não só observem a arte, como também sintam vontade de permanecer por mais tempo na exposição, nas atividades. Esta é a terceira vez que apresentamos o projeto e notamos que isso tem acontecido”, encerra a curadora.

Eu Vi Uma História – Exposição, bate-papo e oficina. Oficina com Magela na sexta, às 14h, e sábado, às 13h,no Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554. Tel.: 4223-8800; bate-papo com a curadoria no sábado, às 10h, na pinacoteca – Av. Dr. Augusto de Toledo, 255. Exposição até 30 de janeiro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, na pinacoteca. Grátis.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados