Viagem beirando a Mata Atlântica

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Nem só de belas praias e dunas de Florianópolis vive o turismo de Santa Catarina. Distante dos barulhos da cidade e com vegetação fechada de Mata Atlântica em diversos trechos do caminho, uma locomotiva a vapor de 1920, fabricada nos Estados Unidos, apresenta ao visitante o passeio turístico EFSC (Estrada de Ferro Santa Catarina). A partida acontece em Subida, município de Apiúna, no pé da Estrada Geral Subida.
 
O trem percorre caminho de cerca de 2,8 quilômetros em trecho reimplantado do antigo leito da extinta EFSC, que funcionou de 1909 a 1971. A máquina passa por túnel de 70 metros logo no iníco do trajeto. Os passageiros também poderão desfrutar da arquitetura de uma ponte em arco românico construído em pedra granito rosa, que tem tem 12 metros de altura e oferece visual incrível aos olhos.
 
Sem parar e com lenha na caldeira, o trem margeia locais que só podem ser avistados no passeio, como antigos paredões de pedra. Uma das mais bonitas vistas é das corredeiras do Rio Itajaí Açu, onde aventureiros fazem rafting. Já a 165 metros de altitude, o trem entra na Usina Hidrelétrica de Salto Pilão, onde os passageiros devem saltar do vagão. A comunidade oferece almoço e café perto
da parada do trem. O serviço é pago.
 

A duração da viagem é de cerca de 45 minutos. O passeio costuma acontecer no primeiro e terceiro domingos de cada mês, mas é necessário confirmar as datas com antecedência. A próxima saída da locomotiva catarinense será no dia 13 e o valor do bilhete custa R$ 25 por pessoa. Criança de até 5 anos que viajar sentada no colo de adulto pagante entra de graça. Mais informações podem ser obtidas no site www.abpfsc.com.br. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados