Valter Nu expõe peças em Santo André

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Oscar Brandtneris

Há quem pense que teclados, placas e outras inúmeras peças de um computador que não funciona mais são apenas lixo. Entretanto, para um artista plástico em processo de criação podem ser muito mais, como no caso de Valter Nu, que desenvolveu seis peças com este tipo de material, e que estão em exposição no saguão do Teatro Municipal de Santo André (Praça 4º Centenário, Centro) até o dia 27. A entrada é gratuita e as obras são inspiradas no mês da Consciência Negra.


Cada uma das peças representa um orixá diferente: Iansã, Oxossi, Oxum, Iemanjá, Ogum e Oxumarê. A que representa Ogum, por exemplo, está sentada sobre uma motocicleta construída com cabos de conexão e teclados. Oxum (foto) também deixa em evidência uma grande quantidade de cabos que vão construindo a figura que, segundo o artista, começam com um desenho que serve de esboço e até música inspira.
“O meu processo de criação começa pelo desenho e primeiros esboços, continua na audição da música tema, desperta para a imagem que será retratada e quais materiais que vou utilizar para deixar a instalação pronta”, conta Valter.
A exposição, que é chamada de Tecno Orixás, já percorreu diversos espaços em São Paulo. O Parque Burle Marx e o Complexo Cultural da Funarte são exemplos dos lugares que tiveram a honra de receber a criatividade de reinvenção do Valter, também com uma pitada de protesto contra preconceito e intolerância contra negros e religiões africanas como o candomblé.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados