Maratona final

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Nunes

As festas de fim de ano estão chegando e junto com elas a correria típica de maratonista. São tantos presentes para comprar, planejamentos e assuntos pendentes que acabamos não dando tanta importância a algo indispensável em qualquer época do ano: a alimentação. Pela correria, comemos qualquer coisa e não nos importamos com a qualidade do alimento. Isso, além de ser perigoso para a saúde, já que expõe o organismo a riscos de infecções alimentares, pode deixar qualquer um mais esgotado do que o normal.
 
Não vamos aqui discutir assunto já tão evidente que é a transição nutricional, em que a alimentação anteriormente baseada nas preparações caseiras se mostra atualmente substituída pelas refeições feitas em fast-foods e pelo alto consumo de produtos industrializados. Isso aconteceu não só pela introdução dos mesmos no mercado, como também pela falta de tempo das pessoas com suas vidas sempre ocupadas, optando pela praticidade no dia a dia. Fato esse que se agrava no fim de ano.
 
 
Tendo conhecimento dos reflexos de alimentação não equilibrada, a solução para inverter essa condição é simples: organização! Por que não levar fruta para comer durante os intervalos de compras em vez de comer uma coxinha calórica e gordurosa em uma lanchonete? Vamos colocar em prática:
 
Primeiro providencie uma frasqueira térmica, que possa ser levada para onde você for. Para que os alimentos se conservem por mais tempo refrigerados, invista em placas de gel (que vão direto ao freezer) e mantêm a temperatura dos alimentos estável por, pelo menos, seis horas. Mas não vale deixar sua frasqueira dentro do carro em Sol de 40ºC;
 
Prepare sanduíche natural que contenha pão integral, frios magros, cenoura ou beterraba ralada (evite levar verduras, porque ficam murchas, e tomate, porque solta água), pasta de amendoim (sem adição de açúcar) e sucos (sem adição de açúcar e sem conservantes);
 
Leve frutas (mesmo as desidratadas, desde que não tenham adição de açúcar), queijos processados, barras de cereais e barras de proteínas. Procure comer a cada três horas.
 
Mesmo que você escolha comer em uma lanchonete ou restaurante, pode optar por preparações mais saudáveis. Você vai perceber que o organismo bem alimentado dará mais energia para essa época corrida. Além do mais, as festas por si só já são propícias aos abusos alimentares, então, antes que elas cheguem é melhor controlar a boca.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados