‘Galileu Galilei’ convida à reflexão

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

 Galileu Galilei olhou no espelho e ‘não se reconheceu’. Ele abjurou publicamente, sob pressão da Santa Inquisição, a sua descoberta de que o Sol era o centro do universo e a Terra girava em torno dele, contrário ao que se pregava no século 17. Teve medo. “Quem de nós não acaba se vendendo um pouco em nome do ganha-pão, faz o diabo para o leite das crianças?”, questiona a atriz Denise Fraga. Ela interpreta o físico, matemático, astrólogo e filósofo italiano na peça Galileu Galilei, que será apresentada amanhã, sábado e domingo no Teatro Municipal de Santo André. A direção é assinada por Cibele Forjaz e o texto de Bertold Brecht.

Após temporada de sucesso no Teatro Tuca, em São Paulo, o espetáculo chega na região mais ‘maduro’. “Eu tinha confiança no poder deste texto, mas não sabia que poderia ser tanto. As pessoas têm um grau de identificação muito grande. O humor é veículo de comunicação incrível e tenho certeza que Brecht focava nisso quando fez esse texto”, acredita a atriz.

Um tanto ‘espetaculosa’, Denise ressalta que a montagem chegou a lotar um teatro com 700 lugares, mesmo com a atual situação econômica do País. “A peça tem esse potencial de ajudar a entender os tempos de crise, porque convoca a estar minimamente em dia com seus ideais, mesmo que eles tenham de ficar escondidos às vezes”, explica. Galileu negou o que acreditava para manter-se vivo – embora tenha ficado depois disso em espécie de prisão domiciliar – e todos nós, diariamente, temos de fazer o mesmo, seja para continuar em um emprego, um relacionamento ou contribuir para o rumo da sociedade. Mais de três séculos após a morte de Galileu (1642), a Igreja reviu o processo da Inquisição e decidiu pela sua absolvição. Além de Denise, estão no elenco Ary França, Rodrigo Pandolfo, Lúcia Romano, Maristela Chelala, Vanderlei Bernardino, Jackie Obrigon, Luís Mármora, Silvio Restiffe e Théo Werneck – como ator e músico.

Serviço –Teatro Municipal de Santo André (Praça 4º Centenário). Amanhã e sábado, a apresentação será às 21h; no domingo, às 19h. Os ingressos variam de R$ 50 a R$ 70 e podem ser comprados na bilheteria do teatro ou nos sites www.bilheteriaexpress.com.br, www.bilheteriarapida.com.br e www.compreingressos.com.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados