Mauricio de Sousa completa 80 anos e comemora com livro

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Oscar Brandtneris

Provavelmente você iniciou seu processo de alfabetização de forma divertida e mágica graças ao homem na foto ao lado e na companhia dos personagens aqui embaixo. Hoje, Mauricio de Sousa, que foi responsável por marcar uma geração com histórias divertidas e educativas, completa 80 anos e, como parte da comemoração, está lançando o livro Mauricio de Sousa – O Início (Editora WMF Martins Fontes. 206 págs., R$ 99,80, em média). A obra reúne os três primeiros livros ilustrados do artista, lançados no ano de 1965 e que estavam esgotados há tempos.
Aos 19 anos, Mauricio saiu do interior de São Paulo com o sonho de trabalhar como desenhista. Teve dificuldade no início e começou sua carreira como repórter policial da Folha da Manhã, extinto jornal paulista. Em suas matérias, ele mesmo era o ilustrador e apenas em 1959 conseguiu iniciar sua trajetória de sucesso, após criar o personagem Bidu, aquele cachorro simpático das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.
Em 1970, seu lado empreendedor gritou mais alto. A primeira tiragem teve 200 mil cópias distribuídas e foi sucesso logo de imediato. Em pouco tempo, seus contos passaram a fazer parte da infância das crianças, que esperavam ansiosamente por uma nova edição.
Com a vinda dos desenhos japoneses para o Brasil, Mauricio decidiu criar um estúdio para começar a produzir um desenho para as telinhas também. Junto a isso, produtos variados nasceram nas prateleiras das lojas de acessórios e mercados. Quem nunca comeu uma maçã da Turma da Mônica ou, até, começou a comer fruta por causa deles? Hoje, cerca de 100 indústrias possuem licença para comercializar mais de 2.500 produtos com Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e toda a turma.
Além disso, desde agosto de 2008, a Turma da Mônica Jovem traz histórias adolescentes, com os personagens mais velhos lidando com questões comuns da juventude. Que venham mais 80 anos, então.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados