Felicidade entre versos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

As obrigações e embrutecimentos diários têm dissolvido o que é leve da vida antes mesmo que se consiga aproveitar. A poesia cotidiana, que surge muito na observação do outro, é uma dessas coisas. Pensando no que “está se perdendo”, sendo “esvaziado” e como as redes sociais têm contribuído, ou não, para tal panorama, o ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro Kleber Di Lázzare escreveu e atua em A Felicidade Segundo os Felizes. A peça, apresentada aos sábados e domingos, fica em cartaz no teatro da Uscs (Universidade Municipal de São Caetano) até dia 8.

Inspirado pelos textos de O Livro dos Abraços, do autor uruguaio Eduardo Galeano (1940 – 2015), Di Lázzare começou o processo há mais de 4 anos, quando passou a escrever textos semanais baseados nos temas abordados na obra. “São recriações de observações do meu universo. Reuni 39 textos e escolhi 18 deles para interpretar em 55 minutos de espetáculo”, explica o ator, que gosta de enfatizar: “Trata-se de peça de teatro com todas as suas contradições e que fala de amor, morte, coisas boas e ruins. Não foi concebido para ser dramático. O máximo que se aproxima disso são com as poesias.”

Em duas semanas de peça, Di Lázzare está satisfeito com o retorno do público, em sua maioria, formado por jovens. “É engraçado porque as pessoas realmente se divertem ao mesmo tempo em que se emocionam, especialmente, com o simples. Falo de saudade, sobre as lembranças do gosto de uma fruta, de brincar e de que chegou a hora de recuperar as coisas mais imprescindíveis da vida e todos se comovem.” A felicidade, claro, é outro tema protagonista. Quando questionado se o ator chegou a alguma conclusão sobre, ele cita trecho do espetáculo. “A felicidade é algo que vem com o vento e vai com a água, mas é importante acreditar que está, para não parar”, conclui.

A Felicidade Segundo os Felizes – Teatro. Aos sábados (20h) e domingos (19h), até 8 de novembro. Teatro da Uscs – Avenida Goiás, 3.440. Tel.: 4239-3306, em São Caetano. Ingr.: R$ 10 e R$ 20, na bilheteria.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados