Divulgados os finalistas do prêmio Jabuti de literatura

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

O Prêmio Jabuti é muito aguardado por todos que participam e se interessam pelo mundo dos livros. Em sua 57ª edição, o concurso recebeu 2.573 inscrições de livros (14,87% a mais do que na última edição), distribuídos em 27 categorias. A que mais recebeu indicações foi poesia, com 190 títulos.

Ontem à noite, a CBL (Câmara Brasileira do Livro) divulgou os dez finalistas de cada categoria. Os três vencedores finais de cada uma serão conhecidos em 19 de novembro, sendo que a premiação está marcada para 3 de dezembro. Na ocasião, serão revelados os ganhadores das categorias livro do ano ficção e não ficção.

Entre os nomes que mais se destacaram nesta primeira fase está o de Chico Buarque, com o romance – categoria que, pela primeira vez, ultrapassou os 200 inscritos – intitulado O Irmão Alemão. A trama é sobre o irmão alemão que o artista descobriu que tinha aos 22 anos. Mistura realidade e ficção e foi lançado pela Companhia das Letras. Heloisa Seixas (O Oitavo Selo) e Cristovão Tezza (O Professor) são concorrentes diretos de Buarque.

José Serra, com Cinquenta Anos Esta Noite, concorre na categoria biografia. Na mesma lista está Cacá Diegues com Vida de Cinema. O ilustríssimo João Ubaldo Ribeiro foi lembrado por Noites Leblonimas em contos e crônicas. Líria Porto (Garimpo) e Alexandre Guarnieri (Corpo de Festim) são alguns nomes que passaram da primeira fase na categoria poesia. Em reportagem e documentário estão Paulo Markun, com Brado Retumbante, e Zuza Homem de Mello, com Música com Z.

Entre os finalistas, ainda estão Ziraldo, com Um Menino chamado Raddysson e Mais os Meninos de Portinari (infantil); Ignácio de Loyola Brandão com Os Olhos Cegos dos Cavalos Loucos (juvenil); e Paulo Caruso, com Desenhando Longe – Cadernos de Viagem: EUA Copa 94 (ilustração).

Confira a lista completa e mais informações no site premiojabuti.com.br.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados