Passeio pela história

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Rodrigo Mozelli

 Município localizado a cerca de 60 quilômetros de Santo André, Santana de Parnaíba tem muita história para contar. E grande parte da ‘trama’ está em seu centro histórico. Apesar de limitado em tamanho, alguns dos atrativos são as ruas pequenas, construídas há quase 500 anos, o Museu Municipal e a Igreja Matriz de Santa Ana, erguida em 1625 e dedicada à santa de mesmo nome. A forma atual da paróquia data de 1882. Além disso, é tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado de São Paulo.

Artesanato também está presente, com diversas barraquinhas e produtos feitos à mão. Ao redor disso tudo, bares e restaurantes dão o tom, deixando a praça mais viva. Um dos que mais se destacam é o São Paulo Antigo, que prepara refeições de maneira artesanal, servidas em panelas de pedra. Os pratos mais tradicionais do espaço são o leitão à pururuca, suco de graviola e laranja, além do popular pudim de leite condensado. É de dar água na boca. Também chamam atenção a decoração e estrutura do local: rústicas.

Após o almoço, passeio interessante é na Capela Nossa Senhora de Lourdes, localizada dentro de gruta. No local, além de imagem da santa, diversos bancos estão dispostos sob várias pedras que sustentam – e arejam – o local. Já bom lugar para happy hour é o Bar Pirajá, localizado no município vizinho Barueri, no bairro Alphaville, popular polo empresarial.

Situado no Shopping Iguatemi Alphaville, o bar é caracterizado por sua aparência típica de ‘barzinho’ carioca. O pedido favorito dos clientes do local é o bolinho carioca, só encontrado lá. Depois de fazer tudo isso, boa noite de sono é necessária. Para tanto, o Radisson Hotel Alphaville é opção. Equipado com piscina aquecida, academia e restaurante, o espaço possui três opções de quarto, sendo que, mesmo no mais barato, a atenção dos funcionários com os hóspedes é grande, além de ‘mimos’, como chocolatinhos e água. Vale a pena.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados