Projetos do Grande ABC levam prêmio Itaú-Unicef

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Motivo de orgulho é ter trabalho tão suado ser reconhecido e saber que, sim, vale a pena. Projetos desenvolvidos no Grande ABC estão comemorando tamanha conquista e levaram, na noite de terça-feira, o Prêmio Itaú-Unicef – na disputa regional do Estado de São Paulo –, que chegou à sua 11ª edição com o tema Educação Integral: Aprendizagem que Transforma. O objetivo do prêmio é reconhecer e estimular o trabalho de ONGs que contribuem. junto de políticas públicas de educação e assistência social, para a educação integral de crianças e jovens em condições menos favoráveis.

Dos quatro ganhadores, dois são da região. De Diadema, está o projeto Matéria Rima, desenvolvido pela ONG Associação Assistencial e Cultural Manos de Paz com alunos da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus. O trabalho, feito em conjunto na cidade, atende 64 crianças de 6 a 12 anos na escola premiada e usa o universo do hip hop para formar cidadãos críticos e participativos. “Estamos muito felizes, é uma injeção de ânimo, pois, às vezes, você faz o trabalho e se pergunta se as pessoas estão vendo”, diz Jodson do Nascimento Silva, conhecido como Joul, coordenador do projeto e fundador do Matéria Rima.

Ele explica que o Matéria Rima, que existe há 13 anos, trabalha com 15 escolas em Diadema, somando 960 crianças, mas que, para participar do Prêmio Itaú-Unicef, só poderia inscrever uma das escolas. “Resolvemos optar pela Sagrado Coração de Jesus pelas condições mais carentes da região onde está”, afirma Joul. “As crianças têm menos possibilidades lá.” Marcos Michels, secretário de Educação de Diadema, também comemora. “É uma surpresa positiva. Isso mostra que as parcerias dão certo e têm que continuar”, diz ele, que afirma querer que o projeto se atinja para mais crianças.

O prêmio para os projetos ganhadores é de R$ 50 mil, sendo que metade fica com a escola e outra metade, com a ONG. Com a vitória na regional, ambas concorrem na premiação nacional em novembro, cujo prêmio é de R$ 100 mil. Além do valor em dinheiro, os consagrados levam um selo Itaú-Unicef, “que chancela e dá credibilidade ao trabalho”, diz Joul.

Outra que também comemora é a ONG Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão, que desenvolve o projeto Preservando a Vida na Escola Municipal de Educação Básica Edson Danillo Dotto, em São Bernardo. Juntos, usam ruas, praças, quadras e associações para desenvolver atividades com 240 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Eles apostam no uso de novas tecnologias para estimular o aprendizado.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados