Poesia que faz nascer música

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Oscar Brandtneris

 Para ser bom aluno de História e Português é inevitável: precisa, desde cedo, ter apreço pela leitura. E para quem vem ao mundo com alma musical, poesia acaba tomando conta do coração quando se une paixão por música e literatura. Adolar Marin, 49 anos, compositor e músico que nasceu no Ipiranga – mas que mora no Grande ABC há anos – é exemplo vivo disso. Com boas notas na escola e o violão que o acompanha desde os 9, conheceu a obra de Fernando Pessoa e se apaixonou pelas letras de Caetano. Não à toa que se deixou levar pela arte desde cedo. “Nos anos 1980, gostava de ler tudo sobre música brasileira, isso ainda antes de ser profissional. Era um hippie cabeludo de macacão que se encantou por Clube da Esquina de Milton Nascimento, Beto Guedes, Fernando Brant e companhia”, conta.

Tocando na noite e trabalhando como músico de apoio de artistas como Zeca Araújo e Fernando Cavalieri, Adolar foi construindo seu caminho aos poucos. Em 1993, começou a apresentar suas músicas no Adolar Marin & Banda. “Meu primeiro show foi no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo. Convidei todo mundo que podia e o lugar ficou completamente lotado”, lembra. Com composições que nasceram em 1987, foi em 1998 que Adolar gravou o primeiro disco, Qualquer Estação, que já mostrou a influência de caldeirão temperado com samba, MPB e rock. Em 2006, lançou o segundo disco, Atemporal. Hoje, está em turnê com o Epílogo, de 2013. No caminho, o cantor participou de coletâneas, discos de vários artistas e teve a oportunidade de gravar com Ivan Lins e Dominguinhos. Sua discografia, fotos e agenda estão disponíveis em seu site: adolarmarin.com.br.

CLUBE DE ESQUINA - Hoje, às 20h, no Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200), Adolar participa do Quintas Musicais com repertório homenageando o movimento musical mineiro dos anos 1960 e versões mais modernas, como ele define. Grátis.

Arte nossa
Adolar Marin agora trabalha firme em projeto chamado Na Minha Casa. Na própria sala de estar, em Santo André, montou cenário e apresenta programa sobre música independente no YouTube. A missão do músico é mapear o que acontece de melhor na região e no País, além de dar espaço para outros músicos apresentarem
seu trabalho de forma descontraída. Ele participa de todos os programas tocando violão.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados