Trio de artistas andreenses ganha edital do ProAC

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Rodrigo Mozelli

Os ilustradores, chargistas e caricaturistas Gilmar Machado Barbosa, Luiz Carlos Fernandes e André Luiz da Silva Pereira, todos de Santo André, foram contemplados no edital 35 do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), recentemente divulgado pelo governo do Estado.

Este projeto visa fomentar publicações em diversas áreas culturais, como longa-metragem, literatura infantojuvenil, culturas indígenas, negras, gravação de discos etc. Ao todo, nesta edição 2015, foram 20 premiados com R$ 40 mil cada, sendo dez da Capital e dez do Interior. O dinheiro é utilizado para criação e publicação de material independente.

Gilmar é o responsável pelo projeto Efeito Ferrugem, história em quadrinhos que discorre sobre acumuladores. “Demorei cerca de três meses para escrever a história. Escolhi este tema pois existem muitos acumuladores no Brasil”, diz o artista ao Diário. Sobre sua conquista, Gilmar sente-se orgulhoso. “Estou muito feliz. Parece que ganhei um prêmio. Já estou imaginando o projeto pronto”, afirma.

Fernandes, caricaturista do Diário – que já conquistou sete vezes uma vaga no ProAC – prefere ‘não contar com o ovo dentro da galinha’, como gosta de dizer. “Faço para ganhar, mas não fico confiante e esperançoso para não me decepcionar depois. Mas claro que quando dá certo fico muito feliz.”

O projeto do artista, Entre Quatro Contos, são quatro crônicas escritas por ele para o Diário. Agora foram transformadas em quadrinhos. “As histórias, que tratam basicamente da relação entre pais e filhos, se entrelaçam. Minhas inspirações vieram de meu cotidiano, como quando vi um brinquedo esquecido no forro do teto da minha vizinha e quadros pendurados nas paredes da casa de minha sogra”, revela.

Além de Entre Quatro Contos, Fernandes publicou por meio de verba do ProAC os livros Alma, em parceria com o escritor Custódio sobre a história do Palmeiras, além de Como Um Cavalo Salvou a Vida de Um Preso Político, produzido com Evaldo Novelini, editor-chefe do Diário, que discorre sobre a tentativa de revolução no governo brasileiro em 1930 e o que se seguiu a partir daí.

Para saber mais sobre o programa e para se inscrever nele, acesse o site oficial www.cultura.sp.gov.br.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados