Frida por todos os ângulos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Rodrigo Mozelli

“Ninguém melhor do que Frida para retratar a dor e a condição feminina. Ela sofreu muito”, analisa Maria de Lourdes Ferreira Alves, 63 anos, aposentada. “Frida tem força e consegue transmiti-la em suas obras”, observa André Vervloet, 26, publicitário.As frases são de pessoas que, como a mexicana Frida Kahlo (1907-1954), valorizam a arte. Elas fizeram questão de enfrentar tarde de sol quente para ver de perto a mais nova exposição do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, Frida Kahlo – Conexões Entre Mulheres Surrealistas no México, que vai até 10 de janeiro com curadoria de Teresa Arcq.

 

Na mostra, que deve ganhar o status de queridinha da Capital e que recebeu 11.832 pessoas só no primeiro dia, o visitante tem acesso a quadros de Frida, além de obras de outras artistas mexicanas surrealistas inspiradas por ela, como Maria Izquierdo, Leonora Carrington e Lola Alvarez Bravo. No total, mais de 100 peças – entre quadros, esculturas, fotografias, desenhos, colagens, fotos, cartas e revistas – formam o acervo, considerado o maior sobre Frida já exposto no Brasil.

Julia Lima, da curadoria do Instituto, explica o trabalho de organização da mostra. “Durou quase dois anos, entre negociações com colecionadores, instituições de arte e herdeiros das artistas. Esperamos que o público conheça mais a fundo a história dessas mulheres e a intensidade de como se expressavam na área artística e política.”

E é realmente incrível como só de andar pelos corredores e pelas duas grandes salas da exposição é possível sentir o cheiro de luta, de dor, de sofrimento e busca por um lugar ao sol dessas representantes femininas. A sensação de mergulhar neste mundo é envolvente, a ponto dos visitantes comentarem em alto e bom som o que pensam da grande homenageada a cada peça observada.

Frida Kahlo – Conexões Entre Mulheres Surrealistas no México – Exposição. Até 10 de janeiro, de terça a domingo, das 11h às 20h. Instituto Tomie Ohtake – Rua Coropés, 88. São Paulo. Entradas custam R$ 10 (exceto na terça, quando é gratuito) e podem ser adquiridas na bilheteria do local.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados