Uma noite de ópera

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

 Casamento perfeito entre a música e o teatro, a ópera é arte completa. Envolve moda, cenário, música e interpretação, unidos para informar e entreter. E é com a consciência desta função que a Orquestra Sinfônica de Santo André e a cantora lírica Rosana Lamosa sobem amanhã ao palco do Teatro Municipal da cidade (Praça 4° Centenário), às 20h, para apresentarem concerto dedicado às árias de ópera. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir das 19h no teatro.

Rosana, que tem 25 anos de carreira e há muito não se apresenta em Santo André, afirma que este tipo de evento é de imensa importância cultural. “A ópera é obra grande, instigante intelectualmente. Quem tem a chance de ver já fica fascinado na primeira vez”, ressalta.

Segundo Lamosa – que ganhou da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) prêmio de melhor cantora em 1996 e já se apresentou no Carneggie Hall, de Nova York –, o público da arte erudita tem aumentado e isso é motivo de orgulho. “Antigamente, os discos, CDs de ópera eram caros. Hoje está tudo mais acessível. Além disso, com o YouTube é possível conhecer as obras. O que falta é a oportunidade de ver pessoalmente.”

Eis a chance. O programa da apresentação de amanhã contará, na abertura, com a suíte Piratiningana, do paulista Sérgio de Vasconcellos Corrêa. Na sequência virão Prelúdio e Gentile di core (ária de Cecy), ambos da ópera Guarany, de Carlos Gomes; Abertura e E Susanna non vien – Dove Sono (ária da Condessa), da ópera Le Nozze di Figaro, de Mozart. O concerto contará com trechos de obras de Johann Strauss, Franz Lehár, Giacomo Puccini e Maurice de Féraudy. “As canções são famosas e o público vai se identificar”, destaca o maestro Abel Rocha. De acordo com ele, haverá mais oportunidades para os andreenses se aproximarem da música erudita. Em novembro, para comemorar os 15 anos da ELC (Escola Livre de Cinema), será feito concerto que unirá música e cinema. Quanto mais arte, melhor.

TEM MAIS
No embalo da ópera, São Caetano recebe hoje (21h) e amanhã (17h) o 2º Festival Internacional de Ópera do Grande ABC. Sob comando do maestro Geraldo Olivieri Jr., a orquestra da cidade interpreta A Viúva Alegre. A apresentação será no Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840). Grátis.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados