Para ser respeitado

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Rodrigo Mozelli

 “O humor talvez seja até mais difícil. Tem tempo preciso, mas o importante é não exagerar. No caso deste projeto já estava no roteiro da diretora Nancy. Era só seguir as linhas e deixar que as coisas acontecessem.” Esta é fala de Robert De Niro, famoso por interpretar diversos papéis de ação, mas que agora embarca na comédia Um Senhor Estagiário, da Warner, que estreia hoje nas telonas da região.

 

O longa conta a história de Jules Ostin (Anne Hathaway). Ela aceita que sua empresa participe de programa de estágio com idosos, no qual o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro) se inscreve e consegue a vaga para trabalhar ao lado da presidente. No começo, Jules não consegue conviver com Ben, já que ela não se sente à vontade com pessoas idosas. Mas, aos poucos, o carisma e comprometimento do novo funcionário amolecem seu coração. Além de ter de lidar com pressões internas na empresa, deve arrumar tempo para seu marido e filha. Whittaker também aprende coisas e ensina antigos costumes, tudo com seus novos colegas de estágio, mais jovens do que ele.

Reprise de O Diabo Veste Prada? Talvez um pouco. A diferença é que o empregado não ‘desiste’ de sua empregadora. E De Niro dá show. Anne Hathaway tem repetido a seguinte frase sobre o colega. “Olhem e aprendam: isso é que é ser cool.” Não é para menos. Aos 72 – a mesma idade de seu personagem – o ator mostra que segue firme e forte. “Tudo sob controle. Ainda tenho chão para mais algumas comédias.”

O FILME
Apesar de ser mais do mesmo, a história é boa e emociona. Além de divertir o público, que vê toda a dificuldade de Whittaker abrir e-mail, por exemplo, Um Senhor Estagiário faz refletir sobre convivência entre jovens, adultos e idosos. Também mostra que é possível aprender algo independentemente da idade.

O toque dramático está enraizado no filme por conta dos conflitos que Jules deve enfrentar para manter a família unida a qualquer custo. Tanto que entre as cenas mais tocantes está a que Jules se abre para Ben e expõe seus medos, angústias e expectativas quanto ao futuro. Neste ponto, a comédia é até deixada um pouco de lado e se torna mais recomendável para aqueles que simpatizam com o personagem a ponto de ‘sofrer’ com ele. A trilha da obra é, em sua maior parte, composta por canções instrumentais. Há também pitada brasileira: é possível ouvir ao fundo a canção Garota de Ipanema, de Tom Jobim, em inglês.

Este não foi o primeiro filme com o tema estagiário feito por estúdios norte-americanos. Estrelado por Owen Wilson e Vince Vaughn, Os Estagiários, de 2013, narra a saga de dois comerciantes desempregados que topam o desafio de tentarem vaga de estágio no Google, concorrendo com pessoas bem mais jovens.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados