Peças censuradas serão discutidas no Sesc

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Projeto ‘A Semente’, que começa no sábado, terá leitura dramática dos textos e debates 

 

A censura que imperou no País no século passado, principalmente às épocas de ditadura, fez vítimas em todos os setores da sociedade. Os artistas que nos digam. Qualquer coisa diferente era considerado subversiva e isso afetou o teatro, principalmente entre 1930 e 1988. Assim, inúmeras obras de arte – seja na televisão, no palco ou na música – foram vetados para o grande público.

E é sobre isso que falará o projeto Censura em Cena, que terá início no sábado, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285), em São Paulo, das 14h às 18h. Ao todo, foram escolhidas seis peças censuradas que ganharão leitura dramática e debate. A primeira será A Semente, escrita por Gianfrancesco Guarnieri em 1961, e de cunho político.

Participam da leitura Flávio Guarnieri (filho do autor), Carlos Palma, Yunes Chami, Tim Urbinati, Ricardo Hussni, Tania Maalouf, Bia Chami, Adriana Dahn, entre outros. A direção é de Roberto Ascar.

O projeto é uma parceria com Obocom (Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura), grupo de pesquisa coordenado por Maria Cristina Castilho Costa, que estará na mesa de discussão junto com Renata Pallottini e o ator Flávio Guarnieri.

As demais leituras serão Sortilégio, de Abdias do Nascimento (14/11). Fundo do Poço, de Helena Silveira (30/1), Perdoa-me por me Traíres, de Nelson Rodrigues (19/3), Quarto de Empregada, de Roberto Freire (21/5), Reportagem de um Tempo Mau, de Plínio Marcos (25/6). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.sescsp.org.br ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados