O Nordeste é aqui

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Rodrigo Mozelli

O Nordeste é rico em cultura, costumes e belezas. Para homenagear esta importante região do País e seus ‘filhos’, a Prefeitura de São Caetano promove, gratuitamente, neste e no próximo fim de semana, a 3ª Festa da Cultura Nordestina, no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Símonsen, 566), mesmo local onde ocorreu em junho o 4º Festival de Cultura e Arte do Grande ABC, realizado pelo Diário.

Além de comidas típicas, como o famoso vatapá (distribuídas em mais de 40 tendas) e brinquedos, danças e shows fazem parte da pauta. Dentre as principais atrações estão, além de Caju e Castanha e Ney Violeiro, Elba Ramalho e Alceu Valença. Elba se apresenta hoje às 21h, enquanto que Valença sobe ao palco amanhã, às 20h30.

Em entrevista ao Diário, os artistas expressam seu sentimento quanto à festa que resgata tradições nordestinas. “Um evento como este é muito importante. Nossa cultura é nosso maior patrimônio. A festa é nordestina, mas é para todos. Acima de tudo, somos brasileiros e a música é linguagem universal”, afirma Elba.

Valença, assim como a cantora, já se apresentou muitas vezes na região e diz se sentir alegre por retornar. “Considero fundamentais as iniciativas que apoiam não só a cultura nordestina, mas a cultura brasileira como um todo”, explica o cantor, que promete apresentar à sua legião de fãs sucessos como Belle de Jour, Tropicana, Táxi Lunar, Coração Bobo e Na Primeira Manhã. Há também canções de Luiz Gonzaga, entre elas Sabiá, Vem Morena, Juazeiro e Xote das Meninas. “É show pleno de identidade, porque Alceu Valença é como um espelho cristalino de seu povo. Me reflito no público e ele se reflete em mim”, expõe.

Elba Ramalho, conhecida por levar o espectador ‘para o alto’, fala o que o público de São caetano deve esperar de seu show hoje. “Muita animação, forró, xote, maracatu e baião. Há pouco tempo encerrei minha turnê de São João e pretendo mostrá-la em São Caetano, sendo o mesmo show que foi apresentado no resto do Brasil.”

Para encerrar, o secretário de Cultura Jander Cavalcanti de Lira discorre sobre a importância do resgate da cultura nordestina. “Um povo que não tem raízes acaba se perdendo no meio da multidão. Por isso, a festa visa resgatar a cultura nordestina para afirmar a identidade e preservar na memória as raízes de muitos migrantes que contribuíram para o progresso da cidade.” Para conferir a programação completa dos festejos, acesse: www.saocaetanodosul.sp.gov.br.

3ª Festa da Cultura Nordestina – Festival. Hoje, amanhã, 25, 26 e 27. Sábados e domingos, das 10h às 23h. Sexta, das 18h às 23h. Espaço Verde Chico Mendes – Av. Fernando Símonsen, 566. São Caetano. Gratuito. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados