Paranapiacaba não terá feira literária

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

 O universo da literatura na região teve grande perda. A segunda edição da Fliparanapiacaba – Feira Literária em Paranapiacaba –, que estava marcada para acontecer nos dias 23, 24, 25, 26 e 27, foi cancelada. O evento organizado pela empresa Sancota Eventos Ltda – ME, com o apoio da Prefeitura da cidade, não acontecerá por “captação insuficiente de patrocínio para a sua execução até esta data”, segundo nota oficial da organização.

Segundo a curadora da feira, Rosana Banharoli, era preciso, hoje, menos de R$ 200 mil para a realização. “Captamos valores menores via apoio. O restante seria com o ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo)”, explica a curadora ao Diário.

Ela salientou ainda que a Prefeitura e o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira (PT), deram todo o respaldo. “Ele (Tiago) esteve presente em todo o momento, disponibilizando o que precisávamos de imediato e sugerindo patrocinadores. Ele ofereceu toda a estrutura da secretaria para executarmos a feira, bem como Ricardo Di Giorgio, da Secretaria de Águas e Nascentes de Paranapiacaba”, diz Rosana.

A Prefeitura lamenta a não realização do evento. “Me pediram apoio e nós demos. Forneceríamos o espaço, banheiros químicos, equipe de receptivo de turismo”, explica Nogueira. “A empresa ficou de captar recurso via ProAC, mas o projeto não foi aprovado.”

Triste com o ocorrido, Rosana parafraseou o ator Antonio Fagundes, que disse em entrevista recente que a classe artística virou ‘brinde de multinacional’, “pois construímos um projeto e ficamos refém de os patrocinadores optarem se executamos ou não”, lamenta.

Além de espaço para venda de livros, a Fliparanapiacaba tinha na programação a presença de autores como Silvia Helena Passarelli, Elson Fróes e Zhô Bertolini, entre outros nomes. Intervenção de palhaços de rua, literatura para as crianças e exposição. Na edição de estreia, no ano passado, cerca de 12 mil pessoas compareceram ao evento.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados