Ltda: questionar com música

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Oscar Brandtneris

 Parece fácil fazer o que se quer fazer, mas te ensinam ter vergonha de você’. É com esta frase que o disco de estreia da banda Ltda, de Santo André, o Música Limitada (disponível para download gratuito em www.ltdaoficial.com.br), começa abrindo uma reflexão. Mas não para por aí. As faixas falam sobre a própria música e seus padrões de mercado até a vida insana da cidade grande, mostrando anseio de ver o nascer do sol (‘sem as luzes da cidade para ofuscar e nenhum farol’).

Lucas Hernandez (guitarra e vocal) e Lucas Rett (baixo) já tocavam juntos e, durante um hiato, decidiram levar para frente as influências que chegaram desde o fim da extinta Aero 26. Hoje, a Ltda conta também com Fernando Malentacchi, na voz e guitarra, e Higino Guga Alves, na bateria. “Moro no prédio do Fernando. A gente sempre via o outro carregando instrumento. Nisso, começamos a conversar sobre música e passamos a trocar o que escrevíamos. Até que veio a ideia de montar algo juntos”, conta Lucas.

Entre lista de 20 canções com faixas que faziam parte das composições criadas ainda na antiga banda, seis foram escolhidas paro o novo trabalho. Na lista, dá para encontrar ska, samba e rock, mistura que valoriza a música brasileira, além de influência de ritmo africano e presença de metais.

Há romance e relacionamentos nas faixas Serena, que é mais romântica com auges mais pesados, e em Romance Inverso. A segunda questiona o sentimento de posse das pessoas, citando versos como ‘faça como bem quiser, mas vê se faz do meu jeito’ e ‘é muito mais que amor, é vício, obsessão’. O vocalista enfatiza também que nas músicas “não existe intenção de concluir nada nem convencer de que está sendo dito o que é certo pensar”. Além disso, elas são totalmente autobiográficas, como todos os integrantes deixam claro em entrevista ao Diário.

Sobre a faixa Preso, Fernando Malentacchi revela que tinha até um pouco de receio de tocá-la, pois era completamente pessoal. “Não fala apenas sobre estarmos presos dentro de um emprego, mas também de como nos prendemos no que os outros vão achar se quisermos fazer alguma coisa diferente do que acreditam ser o certo.”

Fugere Urbem, a penúltima faixa, é sobre alguém que questiona a vida e os padrões da cidade, alguém que deseja fugir do espaço que restringe as pessoas e as fazem pensar apenas em si mesmos. Música Ltda fecha a obra questionando que “roqueiros enriquecem outro chefe engravatado”, relacionando a outros estilos mais comerciais de música.

Sobre o novo espaço Arte do Pedaço (veja mais abaixo), Lucas Rett é pontual. “É lindo ver o maior jornal da região exaltar a arte daqui. São poucos os que fazem isso por nós”. Para conhecer mais sobre a banda, acesse a página Ltda no Facebook.

NOVIDADE. A partir de hoje, quando forem publicadas reportagens com artistas da região, o selo Arte do Pedaço estará presente. Ele tem a missão de exaltar tudo o que é produzido aqui, no nosso Grande ABC. A ideia é oferece espaço exclusivo para quem faz arte – de todos os estilos – nas sete cidades. Tem alguma sugestão de alguém que mereça ter sua história contada nesta nova seção? Identificou-se com o espaço? Envie e-mail para artedopedaco@dgabc.com.br.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados